27 de Maio de 2019
Saudade do Iguaçu é o município que mais investe em Saúde na região Sudoeste
06 de Fevereiro de 2019

De acordo com estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que foi divulgado recentemente, Saudade do Iguaçu é o Município que mais investe em Saúde em todo Sudoeste do Estado do Paraná. Enquanto a média Nacional de investimento neste tipo de setor é de R$ 403,37 por pessoa, Saudade do Iguaçu investiu durante o ano de 2017 aproximadamente R$ 1.256,46, o valor é três vezes maior que a média nacional.

Para o Prefeito Mauro Cenci, é gratificante saber que o município tem feito bons e reconhecidos investimentos no setor. “Ficamos felizes com a notícia de que somos o município que mais investe em Saúde no sudoeste do estado, nosso objetivo sempre foi oferecer a nossa população uma saúde pública de qualidade com atendimento humanizado. Sempre afirmamos e continuaremos afirmando que a saúde dos Saudadenses é uma das prioridades de nossa Administração. ” Disse o Prefeito Municipal.

A Secretária de Saúde Franceli Del Gasperin, falou sobre a qualidade no atendimento ao público. “Procuramos melhorar nosso atendimento a cada dia, oferecendo aos Saudadenses uma saúde de qualidade e humanizada. Pensando no bem-estar de nossos pacientes, por exemplo, evitando o deslocamento diário a municípios vizinhos, oferecemos muitos serviços aqui mesmo na unidade, como oftalmologia, cardiologista, pediatria, psiquiatria, ortopedia, teste ergométrico, além de raio x digital e ultrassonografia. Nossa prioridade sempre foi e sempre será atender a nossos pacientes com carinho e amor. ” Destacou a Secretaria.

Dos 42 municípios do Sudoeste, somente dois estão abaixo da média nacional: Palmas (R$ 348,79) e Santo Antônio do Sudoeste (R$ 344,91). Os outros 40 estão acima, sendo que quatro com valores que dobram a média. Os destaques são Saudade do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Boa Esperança do Iguaçu e Mangueirinha. Grande parte dos municípios do Sudoeste oscila com valores que ficam entre R$ 500 e R$ 750. Os municípios das regiões Sul e Sudeste do Brasil foram os que apresentaram maior participação no financiamento do gasto público em saúde – consequência, segundo o CFM, de sua maior capacidade de arrecadação.