Prossegue em Saudade do Iguaçu Programa Botijão na Propriedade

O programa “Botijão na Propriedade” começou em 2015 em Saudade do Iguaçu e prossegue até os dias de hoje. Inseridos no projeto, promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, “o curso de avaliação de conformação animal e o curso de inseminação artificial foram desenvolvidos em parceria com o SENAR, visando novas informações para os nossos agricultores sobre toda a técnica que envolve a inseminação artificial em bovinos”, explicou o Secretário Jurandir Bitencourt.

O avanço da inseminação artificial na pecuária tem sido intenso, o que demonstra que as vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes. Entretanto, para que sua adoção seja um sucesso é fundamental um bom treinamento para os responsáveis por sua aplicação na propriedade, quer sejam técnicos ou vaqueiros. “Com a inseminação, o pecuarista poderá ter acesso à genética de reprodutores de alto padrão, a baixo custo. Por outro lado, para que a inseminação artificial seja muito eficiente, pode-se utilizar a estação de monta e a tecnologia de Inseminação Artificial facilitando o manejo do sistema de cria e melhorando o desempenho reprodutivo do rebanho. O programa começou com 7 botijões, e hoje completamos 10, centralizados no município, que atendem 18 propriedades”, comemora o prefeito municipal Mauro Cenci.

De acordo com o prefeito Mauro, a Administração Municipal saudadense ainda disponibiliza aos agricultores a recarga de nitrogênio, bainhas e luvas mensalmente, e a recarga de sêmen de gado da raça leiteira holandesa e Jersey para os produtores do programa “Botijão na Propriedade”. É realizada a inseminação artificial, bem como a assistência na parte veterinária nos acasalamentos e exames reprodutivos.