Feira do Produtor deve virar realidade em Saudade do Iguaçu

Reunidos durante esta semana, junto à Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu, os técnicos da pasta, bem como da Vigilância Sanitária Municipal e o Secretário Jurandir Bitencourt. O objetivo da reunião girou em torno da implantação da “Feira do Produtor”.

Durante o encontro, o Engenheiro Agrônomo Miguel A. Cambruzzi explanou sobre a legislação vigente para a comercialização de produtos de origem vegetal, enquanto o Médico Veterinário Jaidson Peretti apontou sobre os requisitos mínimos para que seja possível a comercialização de produtos de origem animal. Por sua vez, o encarregado pela Vigilância Sanitária em Saudade do Iguaçu, Patrik Zanella, enfatizou a importância de seguir a legislação que rege a rotulagem dos produtos e os cuidados na sua manipulação, haja visto que esses produtos estão sujeitos a análises fiscais para os parâmetros de Microbiologia, Fisico-Química, Toxicologia e Rotulagem. “Os técnicos responsáveis pelo esclarecimento das dúvidas dos produtores expuseram a preocupação de que os produtos comercializados direto ao consumidor atendam a legislação, para que os produtores não sofram penalizações, e que os mesmos apresentem a qualidade almejada, pois a responsabilidade das pessoas que fabricam ou manipulam alimentos é muito grande”, falou o secretário Jurandir.

Os agricultores presentes demonstraram a necessidade de que seja viabilizada instalação da nossa Feira do Produtor Saudadense, como forma de incentivo à produção e a melhoria na renda das famílias que trabalham na agricultura. O prefeito Mauro Cenci se diz empenhado no aumento da renda agrícola. “Buscamos sempre a melhoria da qualidade de vida dos nossos produtores. A Feira do Produtor irá disponibilizar aos munícipes o acesso aos produtos coloniais, ou seja, direto do produtor ao consumidor, sendo que muitas pessoas tem preferência à este tipo de produto quando comparado àqueles produzidos em escala industrial. Nossa Secretaria, por meio de seus técnicos, está incumbida de buscar informações de municípios que já realizam este tipo de evento, e trazer o conhecimento necessário para que a Feira possa ser implantada em nosso município”, esclareceu o prefeito.

Novas reuniões sobre a Feira do Produtor devem ser feitas nas próximas semanas, segundo dados da Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu.

Assessoria