Surto da doença de mão, pé e boca preocupa Administração

Um surto da doença conhecida como “mão, pé e boca”, vem causando preocupação na população de Saudade do Iguaçu. A doença, segundo a Secretária de Saúde Franceli Del Gasperin, acomete principalmente crianças. “Na verdade essa é uma virose de contaminação respiratória e de contato conhecido por Mão, pé e boca, um vírus altamente contagioso que atinge basicamente crianças abaixo dos cinco anos de idade, a qual se manifesta através de aftas na boca e de dois a três dias depois aparecem lesões na mão e na parte debaixo do pé. É uma virose até certo ponto comum neta época do ano. O que está chamando a atenção no município de Saudade do Iguaçu, é que já temos o registro de mais de 100 casos atendidos”, disse a secretária.

O médico pediatra Dr. Júlio César Dias destacou os cuidados que devem ser tomados em caso do surgimento desses sintomas. “Na grande maioria das vezes, é um quadro viral benigno, o qual tem um período de incubação entre três e seis dias, ou seja, entre o contato que a criança teve e até aparecer os primeiros sintomas que geralmente é no segundo ou terceiro dia com as aftas na boca, e depois mais dois dias aparecem as lesões à distância. Em pouquíssimos casos, ou seja, menos de 1%, a doença pode evoluir para uma meningite viral, uma encefalite ou miocardite e algumas complicações, porém, é muito raro disso acontecer”, frisou o médico.

De acordo com o profissional de Saúde, a preocupação maior é com a desidratação, tendo em vista que a criança não aceita nem água para beber, por isso, tem que se tomar muito cuidado e fazer com que a criança consuma bastante água. Não há vacinas para combater ou prevenir a virose, a qual é causada pelo vírus Coxsackieque. É importante também que os pais façam a limpeza dos brinquedos, trocar as roupas de cama, não manter contato com feridas abertas e o principal, o adulto dificilmente manifesta sintomas, mas, ele é portador do vírus e transmite também, e mesmo a criança que já esteve contaminada, ela fica transmitindo o vírus durante 21 dias. Por isso, é importante uma higiene redobrada para evitar a proliferação da doença.

Segundo o prefeito Mauro Cenci, a Saúde é uma das prioridades de seu governo. “Não podemos deixar de nos preocupar com a saúde de nossas crianças, futuros cidadãos de bem de Saudade do Iguaçu. Queremos continuar empenhados, por meio de campanhas de prevenção e orientações, para que toda a nossa população esteja amparada e com atendimento de excelência”, comentou o prefeito.