Início

Proteção de Fonte tem sido prioridade

                  Nas últimas semanas, a Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando com a proteção de nascentes utilizadas para consumo humano nas áreas rurais do município.

                 A preocupação da secretaria é com a qualidade da água consumida pelos moradores desses locais, pois a proteção de fonte é uma forma de evitar a contaminação da água, já que protege a nascente da entrada de animais e da infiltração de águas de enxurradas, evitando assim problemas de saúde em relação aos consumidores.

                 A proteção pode ser feita de duas formas, podendo ser utilizadas manilhas de concreto ou a técnica solo-cimento, dependendo do tipo de fonte. No caso de uma nascente mais profunda, são utilizadas as manilhas de concreto. Se for uma fonte mais rasa, é utilizada a técnica de solo-cimento, que consiste em preencher a fonte com pedra rachão e fazer a cobertura com uma massa feita da mistura de solo, água e cimento.

               Há um projeto para subsidiar os produtores que tem interesse em proteger sua nascente, que concede auxílio financeiro de até R$ 400,00 em materiais para aqueles que se encaixarem dentro das normas do programa.

 

 

Desenvolvido por
PB Agência Web