Início

Cultivo de Erva Mate foi tema de curso

                  O cultivo da erva-mate é de grande importância, pois representa um relevante instrumento de inclusão social. Devido ao seu grande potencial econômico, social e ecológico a cultura ervateira se constitui numa das melhores opções de emprego e de renda, especialmente para os pequenos e médios produtores rurais. A iniciativa de se estabelecer plantios da espécie aumentou a necessidade de desenvolvimento de técnicas silviculturais, incluindo as pequenas e médias propriedade rurais.

                       Pensando nisso, a Administração Municipal de Saudade do Iguaçu, através da secretaria de Agricultura, ofereceu na quarta feira (18), um curso de Cultivo de Erva Mate em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.  De acordo com o Secretário de Agricultura Jurandir Bitencourt, o curso teve como objetivo avaliar as práticas de manejo realizadas e aperfeiçoar a mão de obra do agricultor para este cultivo, bem como, difundir as tecnologias visando aumento de produtividade com qualidade.

                        Segundo o palestrante Luiz Carniel, que ministrou o curso, a média nacional de produtividade no setor ervateiro, está entorno de 7 T/ha, de acordo com Carniel, o correto manejo e adubação desta cultura pode propiciar um rendimento de até 35 T/há, daí a importância dos agricultores se especializarem para esta cultura que está em grande ascensão mundial.  Segundo dados da secretaria, 12 agricultores e produtores do município participaram do curso.     

Desenvolvido por
PB Agência Web