Manejo de Bovinos foi tema em parceria

A Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu, juntamente com a Casa Familiar Rural de Chopinzinho, promoveu um dia de aprendizado diferente. Os alunos saíram da sala de aula e tiveram um curso teórico e prático sobre manejo de bovinos de leite.

O curso teve início no auditório da Secretaria de Agricultura com a parte teórica, abordando todo o manejo de criação dos bovinos desde o ventre de suas mães até o dia do parto, ou seja, foi discutido o ciclo completo do animal. No período da tarde, o curso se estendeu à propriedade da família Barp no município de Saudade do Iguaçu, onde Gabriela Barp é aluna do curso Técnico em Agropecuária, fornecido pela Casa Familiar Rural de Chopinzinho. Durante a visita, foram realizadas práticas de manejo como descorna, identificação dos animais por meio de brincos, técnicas de contenção, entre outros.

“A aluna Gabriela Barp e o Diretor da Casa Familiar Renato Patel entraram em contato conosco para ver a possibilidade da realização deste dia de estudos, e ao passar esse pedido para o Prefeito Mauro e o secretário Jurandir, o mesmo foi logo aceito, pois a Administração Municipal sempre apoia este tipo de trabalho,” confirmou Jaidson Peretti, Médico Veterinário da Secretaria de Agricultura.

“Devido a sua formação técnica, estes alunos vem buscando cada vez mais o aperfeiçoamento dentro da sua futura profissão, para desta forma, estarem melhores preparados para atuarem no mercado de trabalho. E na minha função de Médico Veterinário, tenho o dever de compartilhar do conhecimento que venho adquirindo durantes esses anos com a nossa população e futuros técnicos”, ressalta Jaidson.