Idosos Saudadenses ficam com a terceira colocação em Dia Ativo

No último dia 16 de setembro(sábado) aconteceu o X encontro regional esportivo e recreativo da terceira idade na cidade de Manguerinha. Chamado como Dia Ativo dos idosos, o encontro tem por finalidade estimular a participação e a integração da pessoa idosa nas atividades físicas, recreativas e artísticas buscando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida. Parte-se da concepção de que envelhecimento ativo é condição indispensável para a elevação da auto-estima, pois tanto a legislação quanto o aumento da expectativa de vida não garantem, por si só, a qualidade de vida. É preciso que os idosos se sintam integrados e atuantes, com papéis definidos no grupo social que estão incluídos.

Portanto, para se pensar em viver uma melhor idade digna, antes de tudo há de se pensá-la sem preconceito, pois envelhecer deve ser compreendido como um privilégio e não um problema social. Diante disso, cabe acentuar a relevância de eventos como este, os quais propiciam oportunidades de socialização, recreação, lazer, demonstração de habilidades artísticas e a prática da atividade física, essencial para a qualidade de vida.

Participaram do encontro as cidades de Saudade do Iguaçu, Mangueirinha, Honório Serpa, São João, Sulina, Rio Bonito do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pato Branco, Chopinzinho e Itapejara d/Oeste. As modalidades foram: Dominó, trilha, caxeta, truco, canastra, voleibol gigante, bocha e dança de salão (valsa, xote e tango) além da escolha da Miss e do Mister Regional da Terceira idade.

Saudade do Iguaçu, trouxe para o município medalhas de ouro nas modalidades de Caxeta com a Senhora Cecilia Portela e  Trilha com Dona Elmi Derlan, medalha de prata no Dominó com Laerte Barbiero e Vanderlei Berra. Já nos concursos da Miss e do Mister, Saudade representado por Nelci Ferrarin e João Ruaro ficou com a terceira colocação.

Na soma final da pontuação Saudade do Iguaçu ficou com o terceiro lugar entre 10 municípios. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Saudade do Iguaçu, Senhor Mauro Cesar Cenci, o qual enfatizou que a terceira idade é a melhor idade e colocou a Administração Municipal a disposição das Associação de Idosos do município.

O grupo de idosos foi coordenado pelas profissionais Fabiane Grigoletto Martimianos, Assistente Social do CRAS do município e pela Professora de Educação Física Karine Strel a qual desenvolve atividades com os idosos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS.