Usuário da saúde aprovam dois horários de ônibus e novos médicos na saúde

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde de Saudade do Iguaçu implantou um segundo horário de transporte de pacientes entre Saudade e Pato Branco, com a finalidade de promover o deslocamento mais rápido das pessoas que são atendidas, sem a necessidade de terem que esperar o dia todo em Pato Branco para regressar a Saudade. A Nova Linha de transporte está funcionando desde o mês de fevereiro e conforme se constatou houve aprovação da comunidade. | Na verdade o transporte funciona da seguinte maneira: Um veículo é deslocado para Pato Branco por volta das seis horas da manhã. Ele distribui os pacientes nos devidos locais e passa a aguardar para retorno. Muitos pacientes precisam realizar exames ou mesmo consultas na parte da tarde, mas outros são liberados ainda na parte da manhã. Anteriormente as pessoas precisavam aguardar até o fim da tarde para retornar. Agora eles já podem retornar a partir das doze horas, que é o horário de chegada de outro veículo em Pato Branco, com mais pacientes. Este carro vai retornar no final da tarde com os pacientes que levou e os remanescentes do período matutino. “Portanto o atendimento ficou mais ágil e mais humano. Esta alias, é uma preocupação do nosso prefeito Mauro. Humanizar o máximo o serviço de saúde, pois aqui se trabalha com gente, com sentimentos e muitas vezes com pessoas muito fragilizadas. E é sempre bom lembrar que a prefeitura mantém ainda a casa de apoio, que serve para pacientes e familiares que precisam lá permanecer”, disse a secretária de saúde, Francelli Davi Del Gasperin. Além da implantação de transporte a secretaria também promoveu a contratação de novos profissionais da área médica e o funcionamento da Equipe de Saúde da Família, com 40 horas, A secretária Franceli disse que o Programa Saúde da Família está em pleno funcionamento, com todos os profissionais que são necessários, ou seja, além do atendimento dos médicos que são a Doutora Vivian Gomes e o doutor Luiz Fernando Vedana, há o atendimento de enfermeiros e agentes de saúde, que realizam os trabalhos complementares às atividades dos médicos. “Com o programa Saúde da Família a gente evita muitas vezes o deslocamento das pessoas do interior para a cidade, especialmente as pessoas mais idosas, com maiores dificuldades. Mas, o mais importante, é que estamos realizando uma medicina preventiva, com orientações e sugestões para se evitar a doenças. Isso é o que realmente conta. Por isso posso garantir que o Programa Saúde da Família está trazendo bons resultados para a saúde do município”, comenta a secretária. No que diz respeito ao atendimento médico oferecido no Centro de Saúde Francelli Davi Del Gasperin apontou que há um bom quadro de profissionais disponível para a comunidade. Como padrão normal de atendimento, no quadro de profissionais médicos trabalham a Dra Ana Paula Riesemberg, atendendo todas as manhãs e nas segundas, quartas e sextas-feiras a tarde junto à unidade. Na parte da tarde quem atende é o doutor Luiz Fernando Vedana. A população conta ainda com o atendimento do doutor Yuri médico Pediatra, nas segundas, terças e quintas-feiras a tarde. O Doutor Ronaldo Assunção atende aos sábados à tarde na área de clínica psquiátrica e o Doutor, Fábio Cavalli, ortopedista, atende na sexta-feira à tarde. “São excelentes profissionais, com ótima aceitação da população saudadense, o que nos causa satisfação em ver que a comunidade está bem servida”, destaca Del Gasperin. Além desses profissionais é evidente que há outros os serviços especializados que são prestados em Chopinzinho, Pato Branco e outros centros médicos, para os quais o município oferece transporte e assistência. A secretaria Municipal de Saúde conta também com serviços de excelente qualidade nas áreas de fisioterapia e clinicas de saúde bucal. Temos por exemplo, grandes profissionais em saúde bucal, expandindo inclusive o atendimento para as crianças em horário de aula, com uma cadeira funcionando na Escola Municipal Padre Felipe, atendendo ainda a Escola Municipal Sonho Encantado e a Creche Municipal. A manutenção do programa de tratamento de canal é outro exemplo de serviço especial diferenciado oferecido pelo serviço de saúde de Saudade.