Município de Saudade do Iguaçu adota pulseiras para identificar positivos e suspeitos de Covid-19

Pessoas com resultado positivo ou com suspeita de Covid-19 devem ser submetidas a quarentena, a fim de evitar a propagação do vírus. Contudo, na prática, isso nem sempre acontece, mesmo em meio a tantas orientações. Em razão dos casos de descumprimento e das diversas denúncias de pessoas circulando livremente, Saudade do Iguaçu adota a partir de hoje (10) o uso de pulseiras de identificação.
São 2 pulseiras de cores diferentes, uma para os pacientes positivos e outro para os suspeitos. “Vimos que esta experiência deu certo em outros Municípios resultando na diminuição de casos e de óbitos, pensando nisso acreditamos ser uma ferramenta útil para o nosso município. Temos a expectativa de que as pessoas cumpram corretamente o isolamento”, explica o Secretário de Saúde, Maicon Antonio Mezzalira.
Os casos confirmados recebem a pulseira na Unidade de Saúde. Já os familiares vão receber pela equipe de saúde em suas casas e depois do período necessário os pacientes devem procurar a Unidade de Saúde para retirá-las. As somente podem ser retiradas pelas pessoas designadas e no momento indicado, não podendo ser violadas ou removidas pelos próprios pacientes. Caso isto aconteça, a Vigilância Sanitária faz auto de infração e está sujeito a multa de R$ 206,25 (5 UFM – unidade fiscal municipal) e na reincidência R$ 412,50 (10 UFM – unidade fiscal municipal) e será encaminhado para o Ministério Público, para responder criminalmente por ação contra a saúde pública.

ACESSE A LEI CLICANDO AQUI