27 de Setembro de 2020
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Ações de combate a pandemia Sec. Municipal de Educação
de de

Divulgação de ações, programas, gastos e medidas adotadas na área da educação durante a pandemia

 

6.1 Informações sobre as ações de apoio à saúde física e mental dos profissionais da educação.

A Secretaria Municipal de Educação está a disposição para auxiliar os profissionais da educação sempre que necessário.

6.2 Informações sobre concursos novos e em andamento, contratações temporárias, regimes suplementares, convocações extraordinárias, alterações nas jornadas de trabalho e afastamentos dos profissionais de educação realizados em decorrência da Covid-19.

O Município de Saudade do Iguaçu possui concurso público 01/2019 em aberto, porém não houve necessidade de chamar nenhum profissional na área da educação. Neste período também não houve contratações temporárias, regime suplementares, convocações extraordinárias e alterações nas jornadas de trabalho.

6.3 Informações sobre convênios, parcerias, acordos de cooperação, contratações, aditamentos e alterações contratuais, inclusive as ligadas de forma indireta às atividades escolares, tais como equipes de limpeza adicionais para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Devido aos trabalho home office e aulas não presenciais, não houve a necessidade de contratação, porém houve a suspenção da execução da vigência dos contratos administrativos e atas partir da publicação do decreto nº065/2020 de 22 de abril de 2020.

6.4 Informações sobre mudanças na forma de contratação ou na gestão de contratos e compras na área da educação.

Não houve mudança.

6.5 Informações sobre a articulação entre as Secretarias da Educação e as unidades de planejamento, fazenda e controle interno, considerando, sobretudo, os impactos na arrecadação trazidos pela queda da atividade econômica.

Até o momento não houve articulação com a Secretaria de Educação.

6.6 Informações sobre medidas adotadas em relação à alimentação escolar, tais como distribuição de alimentos aos pais ou responsáveis dos estudantes, uso de vouchers ou outras; critérios para essa entrega, no caso de a mesma não ser universal; formas de realização dos cadastros dos estudantes beneficiados; e monitoramento de tais medidas.

Após o presidente da república sancionar a Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020 que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios foi acionado o Conselho de Alimentação Escolar – CAE e apresentado a lei para eles onde ficou decidido que seria distribuído os gêneros alimentícios que tínhamos em estoque próximo do vencimento para alunos do bolsa família e que encontram-se em vulnerabilidade social. Logo após foi criado um decreto municipal o nº 063/2020 de 17 de abril de 2020 que autoriza a distribuição dos gêneros alimentícios. Alguns membros do CAE acompanharam a montagem dos kits, onde foi seguido as normas de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. Esses kits foram distribuídos diretamente na casa dos alunos. As remessas seguintes estão sendo distribuídas quinzenalmente diretamente em cada unidade escolar com data e horário agendado, onde as direções das escolas entram em contato com as famílias cadastradas no bolsa família de acordo com dados informados pelo CadÚnico e alunos em vulnerabilidade social mediante parecer da Assistente Social do município. As famílias recebem os kits devidamente embalados com orientações das medidas de higiene e assinam um recibo contendo os dados do aluno e lista com os alimentos que estão recebendo e as devidas quantidades.

6.7 Informações sobre estratégias para entrega dos conteúdos aos alunos; ferramentas utilizadas para que possam acessá-los (rádio, TV, aplicativos de celular, plataformas de vídeo na web, podcasts, impressos e outros); periodicidade com que as atividades são transmitidas; ações adotadas para garantir acesso, sobretudo dos alunos mais socialmente vulneráveis, distantes das áreas urbanas ou com deficiência, aos respectivos materiais pedagógicos.

No CMEI Pequeno Anjo, para iniciar com as atividades de maneira remota foram organizados grupos de funcionários, professores e das referidas turmas através do aplicativo whatsapp para que a comunicação nesse tempo de pandemia fosse melhor realizada, após conversa com os docentes para instrui-los sobre como funcionaria essa nova maneira de repassar as atividades aos alunos, os mesmos se organizaram por etapa de ensino para elaboração e organização das atividades para serem enviadas aos familiares, sendo que houve instrução aos familiares, através do grupo, de como funcionaria a sequência do envio, da prática com as crianças em casa e a devolutiva aos professores.

As ferramentas utilizadas pelos professores do CMEI Sonho Encantado, para que as crianças tenham acesso aos conteúdos escolares são os grupos de whatsapp, sendo que cada professora tem o grupo com os pais dos alunos da sua turma. Há também o grupo dos professores do Pré I e o do Pré II, cada dia um professor faz a gravação da aula e posta neste grupo, para ser compartilhada pelos outros professores, assim eles podem se revezar. Os professores dos projetos também participam da gravação das aulas. Todos os dias a professora regente da turma posta no grupo dos pais uma ou duas atividades com o vídeo gravado da explicação. No geral todos os pais possuem whatsapp, temos uma criança que mora com a avó e esta não tem, então foi orientada a vir regularmente para o CMEI, para receber a explicação das atividades propostas.

Na Escola Municipal Padre Felipe as atividades a distância no período em que as aulas presenciais estarão suspensas serão realizadas da seguinte maneira: os professores enviarão as atividades por meio de grupo de whatsapp de maneira padronizada; as atividades serão enviadas semanalmente toda a quinta-feira; a família terá uma semana para realizar as atividades e dar o retorno aos professores; os professores enviarão aulas explicativas com vídeos, áudios, fotos e outras maneiras de explicar conteúdo de maneira clara.

6.8 Informações sobre a adoção de atividades não presenciais nas redes de ensino; medidas de acompanhamento e manutenção do vínculo aluno-escola, visando à aprendizagem durante esse período, mesmo que proporcionalmente inferior à esperada em condições normais de aulas presenciais, e também para evitar o aumento do abandono e da evasão escolar.

No CMEI Pequeno Anjo / Creche são preparadas e enviadas, pelos professores, atividades envolvendo coordenação motora, psicomotricidade, equilíbrio, percepção visual e auditiva, concentração, entre outros. As quais são postadas através dos grupos de WhatsApp das turmas, sendo que o retorno acontece por meio de fotos, vídeos, relatos em áudios e digitados pelos familiares, das crianças desenvolvendo as atividades e a compreensão dos mesmos referentes aos conteúdos trabalhados.

No CMEI Sonho Encantado através das atividades propostas pelos professores a criança realiza a atividade com o acompanhamento dos pais ou responsáveis e estes encaminham a foto ou vídeo no grupo da turma ou no whatsapp particular do professor. No final do trimestre são recolhidos os livros, cadernos e atividades impressas para verificação por parte dos professores, pois não são todas as famílias que postam as fotos das atividades. As crianças que realizaram as atividades ganham presença.

Na Escola Municipal Padre Felipe os alunos realizarão as atividades no livro Aprende Brasil (POSITIVO) material didático adotado pelo município e nos cadernos, para os alunos que não tem acesso à internet será disponibilizado material impresso que deverá ser retirado semanalmente na Escola. Para os alunos com necessidades especiais as atividades serão adaptadas a sua realidade essas atividades serão acompanhadas pelos professores das salas de Recursos Multifuncional.

6.9 Informações sobre a criação de meios específicos para interação entre profissionais das redes de ensino, além daqueles entre gestores educacionais e pais ou responsáveis pelos alunos.

Na rede municipal de ensino os professores e gestores se comunicam entre si e com as famílias das crianças principalmente através dos grupos de whatsapp e de ligações telefônicas. Quando os pais ou responsáveis não dão devolutivas das atividades aos professores, a equipe diretiva entra em contato através de ligações telefônicas e visitas domiciliares às famílias para ver quais são as dificuldades que estão encontrando na realização das atividades remotas. Providenciou-se uma ficha de visita domiciliar para monitoramento sendo que todas as famílias visitadas são registradas. Quando não tivemos retorno da família os casos são encaminhados ao conselho tutelar para que o mesmo tome medidas cabíveis para situação.

6.10 Informações sobre as ações de orientação e capacitação oferecidas ao corpo docente e a todos os profissionais ligados à gestão da educação, incluindo diretores de escola, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores e demais servidores de áreas afins e voltadas à realização das atividades educacionais durante o período de fechamento das escolas.

A administração municipal através da Secretaria Municipal de Educação possui contrato com o Sistema Aprende Brasil editora Positivo, onde devido a pandemia está sendo ofertado formações online para gestores e professores sobre o cenário em que estamos vivendo, conteúdos abordado aos alunos durante as aulas não presenciais e encaminhamentos de como será o retorno das atividades presenciais após a pandemia.  Também temos parceria com empresa privada que presta assessoramento pedagógico a secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede através de reuniões online para construir e monitorar as ações desenvolvidas por todos os profissionais da educação.

6.11 Informações sobre as ações intersetoriais de atendimento aos alunos e a suas famílias, envolvendo, sobretudo, as áreas da saúde e da assistência social e incluindo as estratégias de articulação e cooperação entre os diversos Poderes e órgãos, além de outras instâncias, como os conselhos escolares e organizações da sociedade civil.

Neste período de pandemia, muitas das nossas famílias estão passando por dificuldades, algumas já se encontravam em situação de vulnerabilidade e outras perderam seus empregos. Como auxílio a essas famílias, foi entrado em contato com o CRAS, para ver quais as crianças que participam do Programa Bolsa Família e, através da nutricionista da Secretaria Municipal de Educação são organizados kits emergenciais, com produtos da merenda escolar e distribuídos quinzenalmente à essas famílias.

6.12 Informações sobre o processo participativo da comunidade escolar e conselhos na tomada de decisões quanto às ações empreendidas no período de isolamento, tais como a definição do formato e dos conteúdos das atividades a distância, reorganização do calendário escolar, plano de retomada das atividades presenciais e produção de material didático.

Na rede municipal de ensino os Conselhos Escolares estão sempre presentes nas tomadas de decisões. Desde o início, quando foi decidido pelo início das atividades remotas, a maneira que essas atividades seriam realizadas, depois na organização do novo calendário letivo, tudo foi aprovado pelo Conselho Escolar e registrado em Ata.

6.13 Informações sobre os planos de ação e as estratégias de governo para o retorno gradual dos estudantes às salas de aula, incluindo mecanismos de busca ativa, protocolos e recomendações relativos aos cuidados sanitários e de higiene exigidos pelos órgãos de saúde, bem como das orientações emitidas por conselhos ou comitês especializados.

O municipio, através da portaria n° 118/2020 de 22 de julho de 2020, instituiu a comissão municipal de gerenciamento da pandemia da COVID-19, com a finalidade de definir diretrizes para o retorno as aulas .

6.14 Informações sobre as ações a serem implementadas para avaliação diagnóstica, nivelamento das turmas e alunos e recuperação da aprendizagem, incluindo as iniciativas que objetivam mitigar a defasagem de aprendizado gerada pelas dificuldades de acesso dos alunos em situação de maior vulnerabilidade ao conteúdo disponibilizado a distância.

Estamos avaliando a participação através das atividades realizadas que estão sendo devolvidas aos professores, seja através de fotos, seja nas próprias atividades. Foram feitos gráficos com a porcentagem da participação de crianças de cada turma e logo estaremos disponibilizando aos pais uma ficha de avaliação simples do primeiro trimestre. Sabemos que as crianças que desenvolvem as atividades e que são acompanhadas pelos responsáveis irão ter aprendizagem, porém há famílias que não dão a devida importância à educação dos filhos, essa é a nossa grande preocupação. Pensando nisso, uma das ações a serem realizadas, é um maior acompanhamento das famílias das crianças que tiveram pouca participação durante o primeiro trimestre para que essa participação melhore daqui pra frente. No retorno das aulas presenciais será necessário fazer uma sondagem geral dos conteúdos trabalhados em todas as turmas, para verificar quais as maiores dificuldades das crianças. Após essa sondagem deve ser elaborado um plano de recuperação para essas crianças em defasagem na aprendizagem, seja com atendimento mais individualizado em sala de aula, seja com reforço em sala de estimulação, recuperação de conteúdos e sala de recurso multifuncional.

6.15 Informações sobre as ações de acolhimento dos alunos a fim de minimizar os efeitos psicológicos decorrentes do isolamento.

A Secretaria Municipal de Educação conta com profissional psicologa a disposição de pais e alunos para auxilio e acompanhamento quando necessário.

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