Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA)

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) é uma entidade vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pela diligente inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal.

Atribuições Principais:

As principais atribuições do SIM/POA consistem na inspeção e fiscalização meticulosa dos estabelecimentos dedicados à produção de produtos de origem animal. Além disso, o serviço desempenha um papel crucial ao efetuar o registro sanitário dos produtos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das agroindústrias no âmbito municipal.

Objetos de Inspeção e Fiscalização:

O escopo de atuação do SIM/POA abrange diversos segmentos, incluindo:

- Animais Destinados ao Abate, Produtos, Subprodutos e Matérias-Primas: O SIM/POA exerce controle rigoroso sobre os estabelecimentos que lidam com animais destinados ao abate, bem como seus produtos, subprodutos e matérias-primas, assegurando a conformidade com padrões sanitários e industriais.

- Leite e Seus Derivados: A inspeção do SIM/POA abrange de maneira abrangente o setor de laticínios, englobando o leite e seus diversos derivados. Esse enfoque visa garantir a qualidade e a segurança alimentar desses produtos essenciais.

- Pescado e Seus Derivados; O SIM/POA realiza a inspeção minuciosa dos estabelecimentos que manipulam o pescado e seus derivados, assegurando a integridade sanitária desses alimentos provenientes da pesca.

- Ovos e Seus Derivados: A inspeção do SIM/POA estende-se aos estabelecimentos envolvidos na produção de ovos e seus derivados, promovendo a conformidade com normas sanitárias e regulamentações específicas.

- Mel de Abelha, Cera e Seus Derivados: O SIM/POA exerce sua competência na fiscalização dos estabelecimentos dedicados à produção de mel de abelha, cera e seus derivados, garantindo a qualidade e segurança desses produtos apícolas.

Em síntese, o Serviço de Inspeção Municipal desempenha um papel fundamental na salvaguarda da saúde pública, garantindo que os produtos de origem animal comercializados no município atendam aos mais elevados padrões de qualidade e segurança, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento sustentável das agroindústrias locais.

Estabelecimentos cadastrados no Serviço de Inspeção Muncipal de Saudade do Iguaçu

Razão Social José Carlos Camello-ME

Responável Técnico Marcos Irineu Poyer CRMV nº 4.564 Situação Ativo

Decreto Nº 105 de 29 de junho de 2022 - Regulamenta SIM