Agricultura de Saudade do Iguaçu intensifica programas de incentivo ao produtor

“Saudade do Iguaçu depende do produtor rural e, por isso, continuaremos incentivando os nossos agricultores para a sua permanência no campo, fortalecimento da nossa agricultura, geração de renda e do alimento que chega até as nossas residências”. A afirmação é do prefeito municipal de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, garantindo investimentos para o setor rural e a criação de novos programas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura saudadense, o programa “PORTEIRA À DENTRO” prevê serviços de máquinas nas propriedades passa por uma reformulação e depende apenas da votação na câmara de vereadores para ser desenvolvido, com previsão para iniciar ainda neste mês de março. Já o “MAIS LEITE” compreende várias atividades e ações nas propriedades como: Acompanhamento em Pastagens feito por nossos engenheiros agrônomos e técnico agropecuário; Balanceamento nutricional e formulação de dietas feito pelos nossos veterinários; Programa de botijões nas propriedades, onde já foram entregues 9 botijões para os produtores que realizaram cursos de inseminação artificial, atendendo 15 propriedades e um rebanho de mais de 400 animais; e a Distribuição de mudas de eucalipto onde foi distribuído mais de 10 mil mudas de eucalipto para implantar nas pastagens para sombra pros animais e para agricultores que necessitem de madeira para palanque e construção.

“Estamos muito felizes em realizar e proporcionar benefícios aos nossos agricultores. Desenvolvemos, por meio de nossa equipe, o Planejamento agrícola para lavoura; a Gestão da Propriedade Rural com levantamento de custos e produção; Palestras para produtores e alunos; Assistência técnica em piscicultura; Assistência técnica em lavouras, realizando manejo integrado de pragas, reduzindo o custo de produção e aumentando a lucratividade; Fertilidade manejo e conservação do solo através de construção de curvas de nível, terraços embutidos, recomendação de adubação para correção do solo”, destacou o secretário Jurandir Bitencourt.

Saudade do Iguaçu prioriza as ações voltadas aos produtores rurais, com a assistência técnica em fruticultura e olericultura; apoio ao munícipe nos processos de licenciamento ambiental; o manejo de pastagens, adubação e escolha da pastagem mais adequada para a propriedade; além de todos os tipos de orientações aos produtores saudadenses.

Outro programa que se destaca em Saudade do Iguaçu, segundo o secretário Jurandir, é o “PACOTE AGRÍCOLA”. “Todo ano é realizado a distribuição do pacote agrícola no município, este ano não será diferente e iremos aumentar a quantidade de adubo e de uréia. Este aumento deve-se ao fato de não conseguirmos a distribuição do herbicida junto com o pacote agrícola, e então converteremos o mesmo em adubo, o qual passará à 11 sacas de adubo e 7 de uréia”, frisou Bitencourt. Qualquer informação sobre os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria pode ser obtida pelo telefone (46)3242.1188.