Volta às aulas em Saudade do Iguaçu

Começaram esta semana as aulas na rede municipal de ensino em Saudade do Iguaçu, a exemplo de outros municípios da região. De acordo com dados da Secretaria de Educação, são aproximadamente 65 professores atuando nas mais diferentes áreas do conhecimento, para atender a uma demanda de 759 alunos. “Estamos muito felizes com a volta às aulas. Nossa equipe de diretoras, coordenadoras, professoras e colaboradores estão preparadas para receber às crianças. Qualidade no ensino é o que todos queremos, como Administração Municipal e como cidadãos de Saudade do Iguaçu”, enalteceu o prefeito Mauro Cenci.

Informações da Secretaria dão conta de que entre os dias 9 e 10 de fevereiro aconteceu a Semana Pedagógica, com a Capacitação e Qualificação dos Professores e Inclusão do novo Sistema de Ensino Positivo. “No final do ano passado nos reunimos com a equipe pedagógica. Avaliamos o sistema positivo e optamos por esta excelente ferramenta educacional para este ano de 2017. Junto com o nosso secretário Thiago, achamos por bem fazer esta mudança, com a implantação de um novo sistema de ensino”, disse uma das coordenadoras pedagógicas de Saudade, Cristina Rapachi. Sobre o teste seletivo dos docentes, realizado recentemente, a Secretaria pretende chamar de acordo com a necessidade do momento.

A Escola Municipal Padre Felipe oferece o ensino fundamental, ou seja, atende alunos matriculados do 1º ao 5º ano. A diretora Andrea Piccoli Faust confirmou a matrícula de 194 crianças no período da manhã e 270 à tarde. “Muitos pais participaram conosco do retorno de seus filhos à Escola. Foi muito tranquilo e, ao mesmo tempo, satisfatório. Faremos uma reunião em breve junto aos pais, para sempre trabalharmos alinhados no desenvolvimento do ensino de nossas crianças”, mencionou a Diretora.

Os Centros Municipais de Educação Infantil, CMEI’s, iniciaram as atividades com as crianças também nesta semana. Na  Pequeno Anjo, por exemplo, são 110 crianças, sendo que o ensino é por tempo integral, ou seja, permanecem o dia todo na escola. “O início é um pouco complicado, mas agora as crianças já estão se adaptando e os nossos professores e colaboradores também”, comentou Jucélia Peruzzo, diretora. No Sonho Encantado, a Diretora Rosangela Cambruzzi Verdi, informou que 79 crianças são atendidas na parte da manhã e 106 à tarde. “Estamos trabalhando bastante. Temos muito cuidado com as nossas crianças, como por exemplo na hora de coloca-las nos ônibus. Este ano temos duas turmas a mais, cinco professoras novas, entrando no ritmo para o desenvolvimento da qualidade da nossa educação”, frisou Rosangela.

Rede Estadual: Na rede estadual de ensino, os alunos também retomaram as suas atividades letivas nesta semana. No Colégio Estadual Duque de Caxias, 686 jovens estão matriculados para o ano 2017, sendo: 401 nas séries finais (6º ao 9º ano); 249 no Ensino Médio; e 36 na Sala de recursos multifuncional. Já na Escola de Ensino Especial Daizi Trento, APAE de Saudade do Iguaçu, 61 alunos fazem parte das turmas deste ano.