Setor de Obras e Viação em ritmo acelerado, cerca de 70% das estradas rurais de Saudade foram recuperadas

A movimentação do produtor rural e de sua família é de grande importância no dia a dia da comunidade, sendo a estrada rural um prolongamento das nossas pernas, pois, se não houver estradas em condições, como poderemos nos movimentar para onde desejamos. No início do atual governo as estradas de Saudade do Iguaçu ficaram um tanto prejudicadas, devido ao excesso de chuvas durante o período de recesso, (férias de servidores), coincidindo com transição de governo e recuperação das máquinas. De acordo com o Secretário de Obras e Viação, Ivalino Trento, nos meses de fevereiro e março, foram poucos os dias dedicados à atividade de recuperação das estradas, Sete dias em fevereiro e nove em março. Isso ocorreu em função de chuvas em excesso, ou da dedicação para outras atividades, como recuperação de pontes e bueiros. Conforme Ivalino, em abril as condições foram melhores e com aceleração dos trabalhos, está quase concluída a primeira fase da proposta de recuperação das estradas. Atualmente equipes de trabalho estão atuando nas regiões de Linha Pereira, Linha Vista Alegre e Pintado. Já foram executadas operações de tapa buraco e cascalhamento em pontos críticos nas localidades de Linha Creolin, Santa Rosa e Alto Santa Rosa. O setor aguarda ainda a liberação de uma Patrulha do Governo do Estado, que deveria ter ocorrido em março, para recuperação das estradas na região do Assentamento. Ivalino explicou que após esta fase que classificou de “serviços emergenciais”, o planejamento da secretaria é de desenvolver um trabalho específico de cascalhamento, com limpeza de margens e alargamento de estradas e ainda atividades nos acessos das propriedades. Para tanto o secretário já vem pedindo o apoio e a compreensão dos proprietários rurais com relação às cercas das propriedades. “Existem casos onde a cerca está dentro da estrada e ainda assim a margem está obstruída pelo capim, que impede a correta circulação das águas, conduzindo-as para o leito e deteriorando a estrada, com voçorocas e erosão”, disse Ivalino. Ele recomenda que o proprietário meça seis metros a partir do meio da estrada, em direção ao seu terreno. A partir daí a cerca deve ser fixada, segundo disse. Ivalino observou ainda que a partir da segunda etapa, durante a fase de cascalhamento, muitas cercas poderão ser danificadas por estarem no local inadequado. “A cerca que estiver na distancia regulamentar e que sofrer algum problema, o setor vai recuperá-la, mas a que estiver fora da distância adequada, será de responsabilidade do proprietário a sua recuperação”, disse. A adequação de estradas rurais é um conjunto de práticas que visam à recuperação, manutenção e conservação dos leitos naturais, levando-se em consideração a sua integração com as áreas agrícolas. O objetivo é evitar a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, a garantia de tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola durante todo o ano, proporcionando uma substancial economia dos recursos gastos na manutenção das estradas rurais. A adequação de estradas rurais é uma das medidas complementares imprescindíveis para o controle da erosão e preservação do meio ambiente, dentro de um programa de manejo integrado de solos e água. Assim, para a harmonização das estradas com as áreas de produção agrícola torna-se necessária a utilização de práticas adequadas, visando o controle superficial das águas de chuvas, que preferencialmente devem ser retidas e aproveitadas nas propriedades.