Vereador encaminha estudo técnico ao Dnit, para promover abertura de travessia em rodovia federal que corta a cidade

Com objetivo de garantir segurança para alunos, professores, servidores de escola municipal e pedestres em geral, o vereador Nei Bocalon argumenta que abertura do canteiro central da Avenida Iguaçu trará melhoria ao trânsito em ponto crítico. Uma grande preocupação que tem afetado professores, pais de alunos e a comunidade de numa forma geral, é o elevado número de veículos que trafegam em frente à Escola Municipal Padre Felipe, em determinados horários, poderá ser minimizada, caso o Departamento Nacional de Transportes, (Dnit), acate estudo técnico que está sendo encaminhado pelo vereador Neidelar Bocalon, de Saudade do Iguaçu. Ocorre que no cruzamento da Avenida Iguaçu, que é leito da BR 158, com a Rua Padre Felipe, está localizada a Escola Padre Felipe, onde diariamente crianças estão vulneráveis, correndo riscos de acidentes em razão de um grande número de automóveis e caminhões que circulam pelo local. No início da manhã e próximo das 12 horas, bem como no início e no final da tarde, horários de entrada e saída da escola, e horário de pico no comércio, a situação é crítica. O vereador está apresentando uma resenha fotográfica de situações de riscos e também informações indicando estabelecimentos públicos e privados para onde se dirigem as pessoas que trafegam no sentido oeste/leste. No estudo o vereador argumenta que aquela rua se constitui na única que dá acessos a locais como: Creche Municipal Pequeno Anjo, Escola Municipal Sonho Encantado, Escola Especial Daizi Trento, (APAE), Colégio estadual Duque de Caxias, Centro Regional de Assistência Social, Emater, Biblioteca Municipal, Laticínio Santiago, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro Comunitário, Centro Municipal de Saúde, locais estes que atendem um fluxo de aproximadamente 1900 pessoas diariamente. Além disso, a via serve de acesso ao bairro Fábris. A proposta do vereador tem o apoio total da Emater, através da engenheira Rosane Bragatto, que auxiliou no levantamento dos dados, da Administração Municipal, Secretaria de Planejamento, da direção da Escola Municipal Padre Felipe, onde frequentam mais de 600 alunos. Na opinião do vereador Neidelar a abertura da calçada central da Avenida Iguaçu, no entroncamento das ruas paralelas à Padre Felipe, Alfides Marangon à esquerda e Frei Carlos Plavinski à direita, contribuiriam para o desvio de tráfego, aliviando substancialmente a concentração no local, diminuindo os riscos de acidentes. O estudo foi encaminhado pessoalmente pelo prefeito Mauro Cenci ao escritório de Pato Branco da Superintendência Estadual do Dnit no Paraná, onde todos esperam encontrar apoio para a questão.