Implantada ouvidoria municipal de saúde no município de saudade do Iguaçu.

Usuários podem usar canal de comunicação para falar sobre demandas da saúde pública. O município de Saudade do Iguaçu, já está organizado e conta com ouvidoria de saúde para atender a população . Seja por telefone, e-mail, carta ou pessoalmente, todas as pessoas que são usuárias do serviço de saúde de Saudade do Iguaçu, podem utilizar a Ouvidoria do SUS. Conforme a ouvidora municipal /SUS, Vanderléia A. Pasquali, a ouvidoria funciona como um canal de comunicação em que os usuários podem utilizar para tirar dúvidas, reclamar, denunciar, sugerir , elogiar ou outras manifestações referentes aos serviços prestados nos sistema de saúde pública do município. Este contato pode ser direto com a ouvidora do município, ou seja, pessoalmente, ou pelo telefone (46) 32461757. Pode ser feito ainda de forma anônima se o usuário assim preferir. “Os anseios da população para melhoria dos serviços prestados pelo SUS não são pequenos, mas para que essas melhorias sejam concretizadas é necessária a participação da sociedade.” Sendo assim a ouvidoria é uma ferramenta de gestão que contribui para ações que melhorarão os Sistema Único de Saúde. Conforme a demanda apresentada pelo usuário, o ouvidor tem um determinado prazo para retornar ao mesmo. Quando a informação é considerada urgente, o prazo é de 1 a 5 dias, se for de alta urgência é de 6 a 15 dias , se for de média urgência é de 16 a 45 dias e de baixa urgência de 46 a 90 dias para dar resposta ao usuário. OUVIDORIA SAUDADE DO IGUAÇU Email: ouvidoriasaudadedoiguacu@outlook.com FONE: 46-32461757 “O ouvidor deve saber “ouvir” e até “traduzir” o que quer dizer o cidadão que o procura. Nem deve esquecer que o cidadão que bate à porta da Ouvidoria talvez o tenha como última e até única pessoa a quem recorrer. Geralmente quem procura o ouvidor são os marginalizados e maltratados na grande cadeia do serviço público e empresa privada.” (Autor desconhecido)