Saudade terá atleta nos Jogos Sul americanos do Peru

A atleta Eduarda Detogni, lutadora de tae-kwon-do, de Saudade do Iguaçu, será uma das integrantes da Seleção Brasileira da modalidade, nos jogos Sul americanos do Peru, que serão disputados, em Lima, capital do Peru, na segunda quinzena de setembro, reunindo atletas de diversos países. A a participação da atleta integrante da Seleção Paranaense de Tae-kwon-do foi conquistada depois de práticas de treinamentos realizados na cidade do Rio de Janeiro, juntamente com outros 39 atletas de diversos estados, que integram a Seleção Brasileira para a escolha dos representantes brasileiros através do Comitê Olímpico Brasileiro Embora ainda esteja na faixa vermelha, ultimo estágio antes da faixa preta, Eduarda está lutando nesta categoria faixa preta já há três anos. Em 2012 ela alcançou a seleção paranaense nessa condição, depois de excelentes resultados. No inicio de 2013 acabou entrando para a seleção brasileira, graças a grande performance e resultados obtidos em competições. Conforme o professor Gilberto Morando a presença de Eduarda é motivo de muita alegria e satisfação, coroando um trabalho de sete anos de muita dedicação. Segundo Gilberto, Eduarda demonstrou seu potencial desde o início de suas atividades, mas foi necessário muito treinamento e participação em muitas competições locais, regionais e em nível de estado pra atingir este estágio. Ele aponta ainda que outros nove atletas de Saudade que integram a seleção paranaense também percorrem esse caminho. A competição sul americana na cidade de Lima deve ocorrer entre os dias 21 e 22 de setembro, mas Eduarda Detogni deve viajar para São Paulo, antes dessa data para integrar a seleção. A atleta diz estar muito contente com os resultados obtidos e assegura que somente foi possível graças a boa parceria e o apoio do professor Gilberto, de seus familiares e da administração. Apoio e incentivo A modalidade do Taekwondo sempre contou com apoio da comunidade e particularmente com o poder executivo municipal que proporcionou apoio de psicóloga e fisioterapeuta, além de espaço e material para treinamentos. No dia 29 de agosto o prefeito Mauro Cenci entregou à Eduarda material específico para treinamento, que requisitado pela Confederação Sul-americana de Tae-kwon-do.