Alimentação Escolar

Ao proceder em uma análise mais detalhada em torno das mídias voltadas para o setor de educação, com certa frequência observa-se pessoas, (normalmente, professores, vereadores, secretários e até prefeitos) falando sobre qualidade do ensino público. Na maioria dos casos esse agente está se manifestando positivamente sobre o trabalho desenvolvido em sua cidade, estacando a importância dada pelo executivo à determinada ação desenvolvida, que tem contribuído para melhorar a qualidade do ensino. Mas há muitos casos em que, desprovido de visão ampla, o sujeito ignora que para se afirmar peremptoriamente que há qualidade de ensino em determinado município, é preciso analisar um conjunto de ações e fatores como, Estrutura Física, Metodologia de Ensino, Corpo Docente entre outras coisas, como por exemplo, Transporte Escolar, Merenda Escolar e Ensino em Tempo Integral. A análise da qualidade do ensino público de Saudade do Iguaçu segue este prisma, por exemplo, na questão da Qualidade da Alimentação. A rede municipal de ensino atende aproximadamente 700 crianças com alimentação. Entre lanches e refeições são servidos aproximadamente 1000 refeições por dia. Acompanhe o que nos diz a este respeito a Nutricionista Graziela Alborghetti, nutricionista responsável técnica da alimentação escolar. “O município segue os padrões recomendados pelo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. O objetivo do programa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. O PNAE determina que no mínimo 30% dos recursos oriundos do FNDE sejam empregados na compra direto do produtor rural. Hoje temos cinco produtores que fornecem alimentos para as escolas como mandioca, alface, ovos, cheiro verde, laranja, poncã, macarrão, cuca, nhoque, bolacha, pão, repolho e banana. Este ano a alimentação teve novas preparações no cardápio como sopa de agnholini, tortéi, omelete e panqueca, todas as preparações passaram por um teste de aceitabilidade e tiveram uma excelente aprovação das crianças com mais de 90%.” Desta forma é possível afirmar com segurança, que o ensino público de Saudade do Iguaçu oferece Alimentação de Qualidade, sendo este um item que contribui para Ensino Público de Qualidade, assim como as demais ações e programas desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino.