A PREFEITURA MUNICIPAL DE SAUDADE DO IGUAÇU POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICA

O início da campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite 2020 começa na próxima segunda-feira (05) e vai até o dia 30 de outubro. Sendo dia 17 de outubro será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de um a quatro anos. A ação tem como principais metas reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às demais vacinas, atualizar a situação vacinal da população alvo, além de diminuir a incidência de doenças que podem ser prevenidas através de vacinação, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das mesmas.

Para a multivacinação, o público alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que terão a oferta de todas as vacinas do calendário básico de vacinação, com vistas à redução do risco de transmissão de doenças assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Diante do cenário do novo coronavírus, destacam a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas para diminuir o risco de contágio da doença, tanto entre os trabalhadores da saúde, como entre a população.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada. Já para a multivacinação, o objetivo é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Como no mês de outubro inicia o período de matriculas escolares, informamos que as declarações de vacinação deverão ser solicitadas junto a secretaria de saúde, conforme estabelece a legislação vigente.