Início

Município se mobiliza para campanha de vacinação contra o sarampo

                A Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo teve início nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. Em Saudade do Iguaçu, segundo Ariel Fernanda Fiorentin, responsável pelo setor de imunização do município, a vacinação está sendo feita todos os dias durante o horário normal de expediente da Unidade Central de Saúde e também na Unidade da Linha Urutu.

                  De acordo com Ariel Fernanda, diferente da campanha nacional, que preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de 5 a 19 anos, no estado do Paraná serão vacinadas todas as pessoas de 05 até 59 anos. O público-alvo do estado são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença. As crianças a partir dos 05 anos, será feito uma verificação na carteirinha, para colocar em dia aqueles casos que por ventura estejam com alguma vacina em atraso.

                 A responsável pelo setor de imunização de Saudade do Iguaçu lembrou também que a campanha terá o chamado dia “D" da mobilização nacional para incentivar a vacinação, a qual vai acontecer no próximo sábado (15). Neste dia, o centro de saúde de Saudade do Iguaçu estará atendendo das 8:00 até as 17:00 horas. Durante a semana o horário de vacinação será normal durante o expediente.

                 A Secretaria de Saúde juntamente com as equipes de estratégia estão realizando o trabalho de orientação e divulgação para que o município consiga cumprir o objetivo de vacinar toda população preconizada.

                O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Desenvolvido por
PB Agência Web