Atleta Saudadense Ganha Ouro no Campeonato Mundial

De 16 a 21 de junho foi realizado em Budapeste, na Hungria o Campeonato kombat Games Mundial Escolares de Taekwondo, onde a atleta Giovana Schardosin de Saudade do Iguaçu, representando o Colégio Estadual Duque de Caxias, sagrou-se Campeã Mundial ao vencer uma atleta da China na final.

O mestre Gilberto Morando destacou a importância da conquista que é resultado de muito trabalho. “A Giovana se preparou durante 11 anos para chegar nesse momento e conquistar o título mundial em cima de uma das maiores potências mundiais do Taekwondo que é a China. Nossa atleta não teve dificuldades para vencer a luta por 43 a 21, conquistando sua 7ª medalha em competições com apenas 15 anos. A Giovana compete na categoria até 63 kg e é uma das grandes promessas do Brasil para disputar as Olimpíadas em 2024. Queremos agradecer à administração municipal, na pessoa do prefeito Mauro Cenci, que não mede esforços para incentivar o esporte e principalmente o projeto do Taekwondo que hoje conta com 300 atletas que recebem treinamento gratuito de primeiro mundo com professores e equipamentos de ótima qualidade, além de recursos para as viagens dos atletas, independente da classe social. Também queremos agradecer ao Colégio Duque de Caxias pelo apoio à nossa atleta”, disse Gilberto.

Gilberto Morando lembrou também que Saudade do Iguaçu esteve dividida em duas competições de alto nível, onde no Mundial a atleta Giovana Schardosin conquistou o Ouro e no Pan-Americano   a atleta Emilyn Butinge trouxe o Bronze para nosso município na categoria cadete Taekwondo até 44 kg realizado dia 13 de junho em Portland nos Estados Unidos onde a atleta também representou Saudade do Iguaçu.

O prefeito Mauro Cenci enalteceu o orgulho para Saudade do Iguaçu a conquista das duas atletas. “Queremos parabenizar a Giovana Schardosin e a Emilyn Butinge que com tanto talento orgulharam o nosso município. A Giovana com a conquista da medalha de ouro no mundial da Hungria e a Emilyn pela conquista da medalha de bronze no pan-americano dos EUA. São atletas que nos enchem de orgulho e com certeza é só o começo de muitas conquistas que virão pela frente. Isso tudo nos dá a certeza que estamos no caminho certo, priorizando o esporte com investimentos nas mais diversas modalidades, proporcionando qualidade de vida para nossas crianças e revelando talentos”, disse Mauro.