Alunos da Rede Municipal de Educação passaram por Avaliação Nutricional

No início do primeiro semestre do ano de 2019 foi realizada avaliação do estado nutricional das crianças que frequentam a Rede Municipal de Educação compreendendo o CMEI Pequeno Anjo, CMEI Sonho Encantado e Escola Municipal Padre Felipe. A avaliação nutricional nada mais é do que a coleta de dados de peso e altura das crianças onde os mesmos são calculados de acordo com a idade de cada escolar.

O estado nutricional de uma criança é importante porque possui papel fundamental para que seu crescimento seja progressivo e para que desenvolva suas aptidões psicomotoras e sociais e ainda, exerce influência na redução dos riscos de morbi-mortalidade (CASTRO et al., 2005). Um estado nutricional inadequado nesta fase pode ocasionar em alterações significativas. As carências nutricionais podem acarretar em problemas de crescimento e desenvolvimento cognitivos, atraso na vida escolar e redução da capacidade de trabalho na vida adulta (ANCONA LOPEZ;CAMPOS JUNIOR, 2007).

O objetivo da avaliação e do monitoramento nutricional é obter subsídios para o planejamento das políticas na área de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente na alimentação escolar, e embasar a execução de ações de promoção de saúde, incentivo à alimentação saudável e controle de doenças crônicas não transmissíveis, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.

Os resultados da Avaliação Nutricional são demonstrados pela distribuição dos índices de magreza, eutrofia (normal), sobrepeso e obesidade dos escolares, classificação efetuada a partir da conversão do peso e altura em Índice de Massa Corporal (IMC), através do SERE – Sistema Estadual de Registro Escolar, Software anthroplus, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo que os responsáveis pela coleta de dados são os professores de educação física da turma.

Abaixo do Peso – 3

Eutrofia (normal) – 490

Sobrepeso – 154

Obesidade – 79

Obesidade Grave - 26

Como podemos observar acima, estamos com 35% das nossas crianças acima do peso. Segundo a nutricionista Graziela Alborgheti, responsável técnica pelo PNAE no município é um dado muito alto em se tratando de crianças, pois sabemos que com o decorrer do tempo junto com o excesso de peso vem as doenças acarretando uma sobrecarga na saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 1 em cada 3 crianças brasileiras está acima do peso. O sedentarismo e a alimentação inadequada são as principais causas da obesidade, tanto entre adultos quanto em crianças. O cardápio servido no ambiente escolar segue todas as normas determinadas pelo PNAE com base em uma alimentação saudável. Porém hoje nossas crianças estão muito expostas há uma alimentação inadequada e a mídia exerce uma forte influência sobre esse público.

Graziela falou que está sendo feito um trabalho com os professores onde foi repassado o resultado da avaliação, juntamente com material de apoio com sugestão de atividades sobre alimentação saudável para ser trabalhado em sala de aula e a mesma está disponibilizando orientações na página do facebook da Secretaria Municipal de Educação voltado para os pais. Graziela também comentou que este ano foi disponibilizado a avaliação nutricional para todos os professores e funcionários da rede e os mesmos receberam o resultado individualmente com orientações nutricionais para melhorar sua alimentação e qualidade de vida.

E você pai ou responsável sabe como está o estado nutricional do seu filho? Procure seu professor que o mesmo saberá informá-lo.