Saudade do Iguaçu volta a pertencer à Comarca de Chopinzinho

Na tarde desta terça feira, dia 18, o Prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, recebeu em seu gabinete o prefeito de Chopinzinho Álvaro Scolaro, os quais participaram de uma solenidade para oficializar a reintegração do município de Saudade do Iguaçu à Comarca de Chopinzinho. Também participaram da solenidade os vereadores de Saudade do Iguaçu Auri Bitencourt, Irineu Peruzzo, Ademir Demark e Neidelar Bocalon e de Chopinzinho os vereadores Rogério Pereira dos Santos e Luiz Sergio Ferreira.

A Decisão foi confirmada no último dia 10 de junho pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná TJ-PR, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, quando foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 441/2019, de autoria do Tribunal de Justiça do Paraná, o qual foi aprovado nesta segunda feira pela Comissão de Constituição e Justiça-CCJ da Assembleia e agora será encaminhado para o plenário Legislativo, o qual não deverá ter problemas na aprovação, confirmando o retorno de Saudade do Iguaçu para a Comarca de Chopinzinho.

Com a criação da Comarca de São João em 2012, o município de Saudade do Iguaçu, juntamente com Sulina e São Jorge do Oeste, passaram a fazer parte desta nova Comarca. Porém, em meados de 2017, atendendo um desejo da população saudadense, começou uma articulação política para trazer de volta o município para a Comarca de Chopinzinho. O primeiro passo foi dado, quando no início de 2018, a parte eleitoral foi transferida da Comarca de São João para Chopinzinho, onde a transferência da Vara Criminal era uma questão de tempo, o que está se confirmando agora.

O prefeito Mauro Cenci lembrou que o retorno de Saudade do Iguaçu para a Comarca de Chopinzinho atende um pedido de mais de 80% da população do município e desafoga o trabalho na comarca de São João. “Temos hoje a satisfação de anunciar à nossa população a confirmação feita pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, do retorno do município de Saudade do Iguaçu para a Comarca de Chopinzinho. Uma medida que atende o desejo de mais de 80% da população saudadense. No dia de hoje o projeto que autoriza a mudança, foi aprovado na CCJ-Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o que praticamente garante o retorno. Não posso deixar de destacar que a ida de Saudade do Iguaçu para a Comarca de São João em 2012 foi muito importante, pois viabilizou a implantação de mais uma comarca na região. Porém, hoje vemos que por ser uma comarca de entrância inicial e responder por 4 municípios, os trabalhos acabam se acumulando, enquanto Chopinzinho por ser uma Comarca Intermediária possui uma estrutura bem maior e com menos processos, o que vai ser melhor para todos. Outro fator importante, é que Saudade do Iguaçu tem uma ligação muito forte com Chopinzinho, onde a grande maioria da nossa população tem familiares e negócios no município, o que facilita em todos os sentidos”, destacou Mauro Cenci.

O prefeito Álvaro Scolaro destacou a importância da medida para os dois municípios envolvidos. “Essa é uma conquista conjunta dos municípios de Saudade do Iguaçu e Chopinzinho e ambos terão vantagens com a decisão, onde sabendo do clamor da população saudadense o prefeito Mauro Cenci e os vereadores de Saudade do Iguaçu foram em busca de uma solução. Por outro lado, nós em junho de 2017 fizemos um ofício o qual foi encaminhado ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, manifestando o desejo dos dois municípios e os benefícios para a população. Hoje a Comarca de São João é de entrância inicial com apenas um juiz e um promotor e atende além do município sede, São Jorge do Oeste, Sulina e até então atendia também Saudade do Iguaçu, o que causa uma sobrecarga de serviços. Por outro lado, a Comarca de Chopinzinho é de entrância intermediária e possui dois juízes e dois promotores, os quais atendem apenas Chopinzinho. Vai melhorar o atendimento na comarca de São João e não vai sobrecarregar a de Chopinzinho”, disse Álvaro.