Secretaria de Agricultura realizou a instalação de esterqueiras

Na semana passada a Administração Municipal de Saudade do Iguaçu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a instalação de mais 7 esterqueiras para dejetos bovinos no município.

As novas esterqueiras instaladas estão regulamentadas por lei, de acordo, com a Lei Municipal 1.085/2017), a qual possibilita subsidiar 50% do custo da Geomembrana utilizada na construção de esterqueira para dejetos bovinos.

O programa criado pela Administração Municipal tem a seguinte finalidade:

• Reduzir a contaminação de solos e corpos hídricos por dejetos bovinos produzidos pela bovinocultura leiteira no município de saudade do Iguaçu através de tratamento por esterqueira.
  • Proporcionar economia financeira pelo uso do produto final ou composto orgânico produzido através da fermentação do material armazenado nas esterqueiras. (destacou o diretor do departamento Luan Junior Verdi).

O prefeito Mauro Cenci destacou a importância do programa que gera um grande benefício financeiro para os agricultores, bem como auxilia na preservação do meio ambiente. “O programa Manejo de efluentes bovinos – Rumo a uma agricultura familiar sustentável, foi criado por nossos técnicos do departamento de agricultura, tendo observado uma necessidade dos agricultores de nosso município. Além de represarmos os dejetos que iriam para nossos rios, faremos com que eles voltem para nossas lavouras em forma de adubo, resolvendo assim dois problemas com uma só solução”. Salientou o prefeito Municipal Mauro Cenci.

O Secretário de Agricultura, Jurandir Bitencourt, lembrou que o programa é mantido com recursos do município onde já foram investidos mais de 100 mil reais. “O programa já recebeu investimento de mais de 100 mil reais em recursos do município, sendo que já foram realizadas a construção de 24 esterqueiras, foram adquiridos 3 distribuidores de esterco liquido e 03 homogeneizadores de esterco”. Lembrou o secretario Jurandir Bitencourt.