Prefeito Mauro Cenci participa em Brasília de encontro com Ministra da Agricultura para debater melhorias na sustentabilidade na produção leiteira da região

Na última terça feira, dia 26, o prefeito de Saudade do Iguaçu Mauro Cenci, presidente da Amsop, esteve em Brasília representando a entidade, onde em reunião com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, foi conquistado para o sudoeste uma cadeira na Câmara Setorial do Leite e Derivados, órgão que tem a incumbência de construir a Política Nacional do Leite, um conjunto de normas para fomentar a produção e comercialização do leite no Brasil.

Além do prefeito Mauro Cenci, também participaram da reunião com a Ministra, a deputada federal Leandre, que foi quem conseguiu espaço na agenda da Ministra, o deputado federal Sérgio Souza, e o engenheiro agrônomo de Saudade do Iguaçu, Miguel Cambruzzi.

O presidente da Amsop, Mauro Cenci, entregou para a ministra um ofício da entidade destacando o protagonismo do Sudoeste na cadeia produtiva de leite do Estado do Paraná, O Sudoeste é hoje a maior bacia leiteira do Paraná, evoluímos muito em escala, produtividade e qualidade e, principalmente mantendo a característica de produção familiar. Nesse contexto, boa parte da própria sustentabilidade dos municípios se apoia no regular desenvolvimento da produção leiteria. Quando há um impacto direto ao produtor, há consequências indiretas à toda cadeia produtiva e também a problemas de ordem econômica e social nos municípios”, afirmou Mauro.

O prefeito lembrou ainda que é necessária uma política sólida para assegurar a diminuição dos custos de produção e competitividade do leite brasileiro em relação ao produto estrangeiro, dando garantias ao ciclo de produção do leite e consequentemente a própria sustentabilidade municipal.