Secretaria prepara Licitação de Insumos

A secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu inicia o mês de julho encaminhando procedimentos para realização de um processo licitatório para compra de insumos agrícolas. Mais de quinhentos produtores rurais de Saudade do Iguaçu serão beneficiados este ano de 2013 com a concessão de incentivo à produção, por parte da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, com a doação de insumos agrícolas. Este assunto foi tratado recentemente em reunião envolvendo os presidentes de associações de produtores e técnicos da secretaria, além do prefeito Mauro Cenci. A identificação dos produtores com direito acessar o incentivo ficou sob a responsabilidade das associações de produtores. Esta, entretanto, deve observar aspectos importantes que constam de Lei Municipal que trata do programa de incentivo à produção rural, que prevê, por exemplo, que o produtor deverá estar em dia com os impostos e com a sua entidade representativa. Segundo o engenheiro agrônomo Miguel Ângelo Cambruzzi, secretário municipal de agricultura, serão beneficiados cerca de 500 produtores com pacotes de insumos no valor de aproximadamente R$ 1000.00. Ele explicou que os produtores poderão optar por uma, de três modalidades de incentivos que são: Dez sacas de adubo, seis sacas de Ureia e 05 litros de herbicida (Glifosato); Poderão também optar ainda pelo recebimento de Adubo Orgânico, composto por camas de aviários, com aproximadamente 15 toneladas; A terceira possibilidade é a escolha de 20 metros cúbicos de maravalha. Neste caso um incentivo específico para proprietários de aviários. Segundo Cambruzzi, a intenção é promover o mais breve possível à aquisição dos insumos, já que as opções de produtos foram feitas no final de junho pelos agricultores. “Quanto mais cedo definirmos isso, mais rapidamente poderemos entregar os insumos, facilitado para o produtor escolher a melhor época de plantio”, disse. O programa Pacote Agrícola é mantido pela Administração de Saudade do Iguaçu há vários anos, constituindo-se em uma forma de incentivar o aumento da produtividade e a lucratividade dos produtores. No ano passado o programa foi reavaliado e remodelado, eliminando-se alguns vícios que existiam e que foram eliminados com a criação de uma legislação específica. Demais programas de Incentivo à produção rural: Além do Pacote Agrícola, de distribuição de Insumos, a prefeitura de Saudade do Iguaçu mantêm ainda outras ações e programas voltados à produção rural. Um dos programas prevê a correção de solos, com a realização de análises e posteriormente a distribuição de calcário, que é fornecido ao produtor por preço inferior ao praticado no mercado e o custeio do transporte do produto bancado pela secretaria de agricultura. Também são mantidos pela secretaria de agricultura programas de incentivo ao aumento da produtividade leiteira, com trabalhos de clínica veterinária e a inseminação artificial gratuita e orientação técnica na produção de pastagem para o rebanho. Ainda com a finalidade de agregar mais renda ao produtor a secretaria estimula e mantém programas para diversificação da produção.