Mais de 800 mulheres participaram do encerramento do Outubro Rosa

Com a presença de mais de 800 mulheres na Associação Saudadense de Idosos, nesta quarta-feira, dia 31, a Administração Municipal de Saudade do Iguaçu encerrou às atividades referentes ao Outubro Rosa. A programação organizada pelas Secretarias de Saúde, de Assistência Social e pelo Departamento de Cultura, contou com uma importante palestra com o médico oncologista Dr. Gilmar Biscaia, depois foi servido um coquetel às participantes e para encerrar houve um show humorístico com Juca Bala.

O prefeito Mauro Cenci agradeceu à todas as mulheres que participaram, fazendo do evento um grande sucesso. “Só temos que agradecer à todas as mulheres que participaram do evento, onde choveu praticamente o dia todo e mesmo assim, percebemos o comprometimento das mulheres saudadenses na busca por informações para ter uma vida saudável. Nossa administração têm uma grande preocupação com a saúde das pessoas, por isso temos mantido durante o ano inteiro através da secretaria de saúde, ações com campanhas preventivas, e como disse o Dr. Gilmar Biscaia durante sua palestra, o melhor remédio contra o câncer é a prevenção e o diagnóstico precoce, onde o tratamento é mais fácil e a chance de cura é muito maior”, disse Mauro.

Em sua palestra o médico oncologista Dr. Gilmar Biscaia, abordou os principais tipos de câncer que afetam as mulheres e a importância de se fazer a prevenção. “Recebemos o convite e prontamente aceitamos para falar sobre prevenção de câncer para uma plateia expressiva de mais de 800 mulheres, onde procurei passar informações importantes para a prevenção e diagnóstico precoce dos três tipos de câncer que são mais comuns nas mulheres, ou seja, o câncer de pele, o de mama e o de colo do útero. Falei também sobre a necessidade e importância de se proteger do sol com o uso de filtro solar, a extrema importância do exame de mamografia anual após os 40 anos para um diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como, a necessidade absoluta da realização do exame preventivo de colo de útero, também chamado de exame de Papanicolau, este que deve ser realizado a partir do início da vida sexual ativa. São exames relativamente simples, acessíveis e que fazem a diferença entre o diagnóstico de um câncer grave, mas numa fase curável, ou então de diagnóstico tardio numa fase onde já teremos grandes dificuldades na cura. Aqui no sudoeste, num comparativo com as regiões norte e nordeste e os grandes centros, nós temos uma facilidade muito maior de acesso aos exames preventivos e às informações, o que têm conscientizado às mulheres que estão se prevenindo muito mais que outras regiões. Um levantamento aponta que no hospital do câncer em Pato Branco, temos 60% dos casos que são tratados apresentam um estado clínico 01 e 02, que é uma fase boa de tratar e curar, mas infelizmente ainda temos muitos casos que nos chegam em fase tardia. Por isso, palestras como essa, são importantes para alertar as pessoas da importância da prevenção”, disse Biscaia.

A Secretária de Saúde, Franceli Del Gasperin, agradeceu a todos os participantes do evento e lembrou que foram realizadas ações preventivas voltadas às mulheres durante todo o mês de outubro. “O número de mulheres nos surpreendeu positivamente, tendo em vista que o tempo não colaborou, mas, mesmo assim, tivemos a grata satisfação de contar com esse número expressivo de participantes. Neste ano, nós da secretaria de saúde realizamos ações durante todo o mês de outubro para as mulheres, como a campanha do preventivo, onde em alguns dias fizemos atendimentos em horários alternativos das 17 às 22 horas para aquelas pessoas que trabalham durante o dia e também no posto de saúde da Linha Urutu. Estamos encerrando hoje a campanha com um resultado extremamente satisfatório e só temos que agradecer a todos os envolvidos e as mulheres saudadenses que participaram”, disse Franceli.

O coordenador do Departamento de Cultura e um dos organizadores do evento, Willian Cemin, lembrou que a programação agradou os presentes, onde procurou intercalar momentos com temas sérios e momentos de humor. “Estamos muito felizes pelo sucesso que foi o Outubro Rosa deste ano em Saudade do Iguaçu. A palestra com o Dr. Gilmar Biscaia prendeu a atenção de todas as mulheres pela importância do tema abordado e depois para descontrair e encerrar a noite, tivemos um grande show humorístico com Juca Bala. Só temos que agradece à administração municipal e às secretarias envolvidas, e principalmente ao público que mais uma vez atendeu ao nosso chamado e compareceu em grande número”, destacou Willian.

Ao falar sobre o evento, a Secretária de Assistência Social, Salete Trento, disse que ficou surpresa com o grande número de mulheres e destacou a importância de conscientizar a população com ações preventivas. “As mulheres de Saudade do Iguaçu são muito participativas, prova disso, foi o evento desta noite com a presença de um grande número de pessoas, superando nossas expectativas. Quero agradecer a Administração Municipal que está sempre preocupada com a saúde das mulheres e de toda a população em geral. Ninguém está livre de uma doença, por isso, ações de prevenção como essas que desenvolvemos no outubro rosa e no agosto azul, são fundamentais para descobrir precocemente doenças que podem ser curadas”, finalizou Salete.