Início

Município recebeu Plano de ação de Emergência da empresa ENGIE BRASIL ENERGIA

No último dia 20 de setembro, aconteceu na Usina Hidrelétrica Salto Santiago a apresentação e entrega do Plano de ação de Emergência de barragem elaborado pela ENGIE BRASIL ENERGIA, onde estiveram presentes o Diretor de Operações da Defesa Civil do município de Saudade do Iguaçu o Sr. Alex Sandro Batista e Leonildo Dallo Secretário de Meio Ambiente, e demais autoridade dos municípios vizinhos, representantes da Defesa Civil Estadual e regional, Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida e Funcionários da ENGIE responsáveis pelo PAE.

Na ocasião os responsáveis da ENGIE abordaram diversos assuntos relacionados ao Plano de ação de Emergência de barragem, sendo que a empresa segue as normativas n° 696 da ANEEL de dezembro de 2015 e a Lei n° 12.334 de setembro de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragem. Com base nesta normatização e Manuais de ANA Agencia Nacional de Águas, ABRAGE – Associação Brasileira de Geradores de Energia, foi elaborado o Plano de Ação de Emergência PAE, que é integrante do Plano de Segurança da Barragem da Usina Hidrelétrica Salto Santiago.

Foi repassado aos presentes qual é o objetivo do PAE, e quais medidas a cerem tomadas em caso emergência, caso ocorra o rompimento da barragem, o material entregue ao município de Saudade do Iguaçu, veio fazer parte do PLANO DE CONTINGÊNCIA do município. O PLANO DE CONTINGÊNCIA é um vasto material de ações a serem tomadas em casos de emergências no município, sendo que o município também conta com um estudo feito por Geólogos do Governo do Estado do Paraná, estudo chamado de (Caraterização do Meio Físico Para Fins de Planejamento Urbano com a Indicação de Áreas de Riscos Geológicos). Todo esse material foi elaborado pela Defesa Civil Municipal na coordenação do Diretor de Operações Alex Batista, juntamente com a Administração Municipal, Defesa Civil Regional e Estadual.

Segundo o Diretor de Operações esse material entregue pela ENGIE BRASIL ENERGIA é de suma importância pois vem agregar todo o material já existente no município para possíveis situações de emergência. Temos em nosso município a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, que quando acontecem fortes chuvas faz com que a população próximo a usina fiquem em alerta, mas segundo o plano entregue a nós do município todas as situações são calculadas e programadas, sem risco a população, pois conta com inspeções visuais de rotina por técnicos, inspeções de segurança regular realizada anualmente por especialistas, por instrumentos instalados na estrutura que medem assentamento dos materiais, pressões internas, deslocamentos, aberturas, deformações e medidas de vazões de percolação.

O passo a seguir agora pela Defesa Civil Municipal é agrupar o Plano de ação de Emergência de barragem ao Plano de Contingência Municipal.    

Desenvolvido por
PB Agência Web