15 de Outubro de 2018
Encerrou Curso de capacitação para agricultores em Saudade do Iguaçu
18 de Setembro de 2018

Encerrou na última terça-feira, dia 11, em Saudade do Iguaçu, um curso de aperfeiçoamento profissional aos agricultores do município. O curso foi desenvolvido através de uma parceria entre a Administração Municipal, Faep através do Senar, Emater e Sindicato Rural de Chopinzinho.

O curso teve início no dia 06 de abril e segundo o instrutor do Senar, Vitor Comusatto, abordou diversos aspectos para melhorar o desempenho nas propriedades. “Começamos esse curso no dia 06 de abril e encerramos no dia 11 de setembro, onde tivemos a participação de 18 famílias. No encerramento apresentamos alguns resultados que conseguimos e falamos especialmente do “Kaizen”, que é a metodologia de trabalho que retrata os 5S no meio rural e são ferramentas muito importantes na parte da gestão, o que comprova o resultado imediato das melhorias que é possível alcançar, ganhando tempo, eficiência e produtividade no que se faz. Hoje nós não estamos encerrando o curso, estamos sim, acabando e implantar nas propriedades e cabe a partir de agora aos participantes continuar melhorando em suas propriedades, o que vai lhes trazer muitos benefícios  desde a parte de produtividade, melhoria na qualidade de vida entre outros aspectos”, disse Vitor.

Os principais benefícios proporcionados pelo curso, segundo o instrutor, é a organização e planejamento dentro da propriedade que segundo ele, são conceitos básicos e não há como viabilizar uma atividade na propriedade, seja ela rural ou urbana sem organização. “Com a presença da tecnologia no dia a dia das pessoas, tanta coisa automatizada e outras atividades que exige a utilização da tecnologia, faz com que o agricultor não seja mais aquele colono de antigamente, mas sim, um empresário rural e ele precisa buscar informações diariamente para estar atualizado. O Senar oferece mais de 250 opções de cursos em diversas áreas e o Kaizen é apenas um deles”, destacou Vitor.

O prefeito Mauro Cenci lembrou que uma das prioridades da administração municipal, é dar condições para que o agricultor permaneça na propriedade com sua família e com qualidade e vida. “Trouxemos para Saudade do Iguaçu esse curso em parceria com a Faep, Sindicato Rural e Emater com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho dos nossos agricultores em suas propriedades e consequentemente melhorar a renda das famílias. Hoje em dia o agricultor precisa estar preparado para fazer a gestão de sua propriedade como se fosse uma empresa, e para isso, estamos dando suporte oferecendo o conhecimento necessário”, destacou o prefeito.