Secretaria de Saúde promove curso de Socorrista

Secretaria de Saúde promove curso de Socorrista Consciente da importância em oferecer assistência de qualidade aos agravos súbitos à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Saudade deu início a um Curso de Formação de Socorrista que desenvolverá aptidões necessárias para o atendimento pré-hospitalar de urgência/emergência. De acordo coma secretária de saúde Francelli Del Gasperin o curso terá a duração de onze meses, sendo desenvolvido no final de semana, uma vez por mês, por profissionais do setor de saúde de Saudade do Iguaçu e de outros setores da administração. Francelli aponta que maior parte dos agravos súbitos à saúde acontecem fora do ambiente hospitalar, o que exige estrutura adequada dos serviços de atendimento pré hospitalar (APH), que presta um atendimento pautado nos cuidados à pessoa enferma, com o intuito de minimizar os efeitos adversos. A urgência e emergência é um dos setores da saúde com maior complexidade de relações. De maneira resumida, é possível afirmar que assistência em saúde de urgência e emergência é aquela em que o atendimento envolve necessidade de mobilização coletiva sendo que, risco de sequelas permanentes ao usuário ou risco de morte estão presentes. O suporte básico de vida desde que oferecido em pequeno espaço de tempo, aumenta significativamente a chance de sobrevida de uma vítima. Para tal, fazem-se necessárias pessoas com conhecimentos específicos a fim de evitar sequelas ou, no mínimo, a morte da vítima. CAPH, Centro de Aperfeiçoamento Pré Hospitalar, é uma empresa da cidade de Ponta Grossa, que atua há vários anos no mercado, é quem está oferecendo o treinamento para os futuros socorristas. A empresa conta com uma equipe altamente qualificada, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros, socorristas e resgatistas. O início das atividades foi acompanhando pelo prefeito Mauro Cenci e pelo vice, Darlei Trento.