CAMINHADA CÍVICA É CONFIRMADA EM SAUDADE DO IGUAÇU

Todos os anos, no dia 7 de setembro, se comemora a Independência do Brasil, depois que neste mesmo dia, no ano de 1822, celebrou-se a emancipação brasileira do reino de Portugal. Além disso, a data também ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga".

No município de Saudade do Iguaçu, as homenagens a esta data já fazem parte do calendário Cultural do Município, onde todos são convidados a participarem de uma bonita caminhada que presta homenagens a Pátria Amada. Depois da caminhada, acontecem apresentações culturais da praça central e os hinos são entoados pelos presentes.

De acordo com Willian Cemin, Diretor de Cultura do Município, neste ano as homenagens serão adiantadas com o intuito de receberem a participação de mais pessoas. “Em conversa com a Administração e a Secretaria de Educação, decidimos adiantar as homenagens em um dia, que acontecerão na quinta feira 06 de Setembro. Analisando as homenagens nos anos anteriores percebemos que muitas pessoas não participavam no feriado por estarem em passeios ou com visitas em suas casas. Assim, optamos por fazer a caminhada e as apresentações na quinta Feira 06 de Setembro.” Disse Willian Cemin

Já o Secretário de Educação Marcelo Giacomini, destacou a presença dos alunos nas homenagens. “Trabalharemos assuntos alusivos a semana da Pátria nas escolas da Rede Municipal, e na caminhada cívica, esperamos que quase 95% de nossos alunos possam participar conosco das homenagens, por estarem também em dia letivo.” Disse o Secretário de Educação.

Para o Prefeito Mauro Cenci, a nova data do evento deverá juntar a comunidade Saudadense em torno das homenagens a Pátria. “Escolhemos a quinta feira com muito carinho, pensamos ser uma data mais acessível para todos. A caminhada iniciará as 08h00min de frente da Escola Municipal “Padre Felipe” e seguirá pela Avenida Iguaçu até a Praça da Prefeitura Municipal, onde então teremos a execução dos hinos e algumas apresentações culturais, e em caso de chuva, as apresentações acontecerão no Centro Comunitário “Padre Leopoldo”. Acreditamos que a comunidade aprovará a data escolhida. Aproveitamos ainda, para estender nosso convite a todos que queiram participar conosco da caminhada, faremos uma bonita homenagem a nosso País.” Finalizou o Prefeito Mauro Cenci.