Cerca de 300 crianças da Rede Municipal de Ensino estão recebendo café da manhã em Saudade do Iguaçu

O PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos escolares, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que garantam as necessidades nutricionais durante o período letivo, de acordo com o artigo 4º da Lei nº 11.947 de 2009.

É comprovado cientificamente que a criança bem alimentada melhora o rendimento escolar e pensando nisso a Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação implantou no 2º semestre o Projeto Café da manhã nas escolas, onde a partir da manhã desta terça-feira 31/07/2018 os alunos da Escola Municipal Padre Felipe e CMEI Sonho Encantado começaram a receber essa refeição, onde a mesma foi um sucesso tendo uma grande demanda e aceitabilidade pelas crianças, inicialmente imaginávamos que teríamos uma adesão de cerca de no máximo 50%, mas fiquei surpresa ao ver que nos dois primeiros dias 100% das crianças estão tomando o café na chegada da escola”, disse a nutricionista Graziela Alborgheti.

Muitas dessas crianças saem cedo de casa para pegar o ônibus e as vezes não se alimentam direito. Principalmente aquelas crianças que moram no interior, as quais tomam café por volta das 06 horas da manhã e depois só vão se alimentar às 09:15 na horário do lanche, ficando um período muito longo sem se alimentar. Diante disso, em conversa com o prefeito Mauro Cenci e sendo um desejo antigo do mesmo, decidimos implantar o Projeto Café da Manhã nas Escolas. Estamos em um período de testes, para avaliar a adesão do mesmo, disse o Secretário Municipal de Educação Marcelo Giacomini.

A educação é um dos pilares da nossa Administração. O café foi bem recebido pelas crianças. Notamos que é um projeto que já deu certo. Temos a certeza de que a implantação desse projeto servirá de alavanca para o desenvolvimento de nossa Educação e uma melhor qualidade de vida para nossas crianças. Estamos atendendo já nesta fase inicial do projeto aproximadamente 300 crianças, sendo alunos da Escola Municipal Padre Felipe e CMEI Sonho Encantado”, destacou o Prefeito Municipal Mauro Cenci.