Grandes jogos e emoções marcaram o último dia do 31º JOJUPS

A final da fase Regional B dos Jogos da Juventude do Paraná, em Saudade do Iguaçu, chegou ao fim nesta quinta-feira (19). As disputas da fase final das modalidades do futsal (categoria feminina e masculina); futebol (categoria masculina) e o jogo para definir o primeiro e segundo lugar no basquetebol ocorreram durante a manhã. Já as finais das modalidades de handebol e voleibol aconteceram no decorrer da semana.

Um dos primeiros jogos que aconteceu neste último dia do JOJUPS foi do basquetebol masculino. As equipes que vieram representar os municípios de Pato Branco e Palmas se enfrentaram no ginásio da Escola Municipal Sonho Encantando e disputaram a vaga para a fase final, que ocorrerá em Chopinzinho, entre os dias 11 a 17 de outubro. O jogo começou favorável à equipe de Palmas, mas nos dois últimos quartos períodos de jogo, Pato Branco reagiu, virou o jogo e se consagrou campeão. E quem não conseguiu segurar as lágrimas de emoção pela vitória, foi o técnico da equipe Carlos Magno Lettrari dos Santos. “Na minha carreira, eu tive algumas viradas muito importantes, por isso eu falei para eles, a minha vida é acreditar. A partir de agora eles vão entender que mesmo em momentos difíceis, eles podem superar”. E vencendo um tabu, retorna com a equipe para casa com a classificação para a fase final B. “Pato Branco não passava para a fase final do Juventudes há muito tempo, então quebramos esse tabu. Só orgulho”, comentou.

Orgulho também para o pai do capitão da equipe, Mateus Busato. Uma paixão que vem de pai para filho, Darlan Busato, que também é jogador de basquetebol, é cheio de emoção ao falar do desempenho do filho e equipe. “Foi um jogo difícil, mas os meninos conseguiram estruturar a equipe, com força e equilíbrio, conseguiu buscar essa vitória”. A vitória vem com um gosto de trabalho bem feito. “Acompanho essa equipe, jogam há três anos juntos, então era o momento da vitória”, conclui Busato.

FUTSAL

O jogo de futsal feminino, para disputa do primeiro e segundo lugar, foi das equipes dos municípios de Ampére e Verê. E o resultado positivo veio para a equipe de Ampére, que finalizou o placar em 4 X 0. Marcela dos Santos, capitã do time, acredita que confiança ajudou na vitória. “Lutamos do começo ao fim, desde o primeiro jogo. A gente se concentrou para os jogos e estávamos confiantes, e o resultado acabou vindo naturalmente”. Opinião compartilhada pelo técnico da equipe Mauro Cesar Cordova. “O diferencial da equipe foi todo o conjunto, a força de vontade de vencer, motivações e o foco das meninas, com certeza fizeram a diferença”.

O jogo que finalizou as rodadas e o JOJUPS no município de Saudade do Iguaçu foi o futsal masculino. Os times representantes de Coronel Vivida e Francisco Beltrão deram um show em quadra e fizeram um jogo disputado no Ginásio Municipal São Silvestre.

Apesar da grande disputa, a equipe de Coronel Vivido conseguiu finalizar o placar em 3 X 2 e se classificou para a fase final B. O título nunca ganho antes pela equipe representante do município, é motivo de comemoração para o capitão da equipe Elivelton Pedro Monteiro. “Foi muita emoção, era o título que faltava para Coronel Vivida. A união faz a força”, que acredita que o diferencial da equipe foi muita concentração e vontade de vencer.

Vindo de um histórico de vitórias, o time de Coronel Vivida, segundo o técnico Cristiano Roberto Siqueira, finalizou as etapas com chave de ouro. “Treinando desde janeiro, conquistamos a Taça Sudoeste, fomos campeões nos Jogos Escolares, fase municipal, regional e macrorregional, e agora, fechando com chave de ouro os Jogos da Juventude”. Sem muito pensar, Siqueira acredita o que fez a equipe conquistar mais uma vitória. “É um grupo muito unido, sempre um correndo pelo outro, isso fortalece em quadra”.

O prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, avalia positivamente os Jogos. “É uma avaliação extremamente positiva a que fazemos neste momento. Foram mais de mil atletas que estiveram nas disputas em nosso município, bem como Sulina. Agradecemos mais uma vez ao prefeito sulinense, Paulo Horn, pelo empenho e parceria na realização de mais um evento de tamanha grandeza. Esperamos que os atletas, dirigentes e familiares que por aqui passaram, tenham se sentido em casa. Parabéns a todos, aos Campeões e participantes amantes do Esporte, de uma maneira geral”, destacou o prefeito saudadenses.

CLASSIFICADOS PARA A FASE FINAL REGIONAL B:

BASQUETEBOL:

- Categoria Feminina: Palmas