25 de Setembro de 2018
Escola Municipal desenvolve projeto de combate ao trabalho infantil
22 de Junho de 2018

“Resgate a Infância Combate ao Trabalho Infantil”.  Esse é o tema de um projeto pedagógico, desenvolvido com os alunos do Ensino em Tempo Integral, da Escola Municipal Padre Felipe, de Saudade do Iguaçu. Um evento marcando a iniciativa foi realizado recentemente nas dependências da Escola, com a presença do prefeito Mauro Cenci, o secretário de Educação, Marcelo Giacomini, o presidente da Câmara de Vereadores, Neidelar Vicente Bocalon, o Padre Andrelison Antonio Neckel, a Diretora da instituição, Andréia Faust, e a Coordenadora do Tempo Integral, Madelaine Zanella.  No ato, foram apresentadas atividades a fim de explicar o que é o trabalho infantil, maneiras de evitá-lo, além de práticas que contribuem para valorizar a infância.

O trabalho infantil é considerado no mundo uma das piores mazelas da sociedade atual, levando a graves problemas de saúde e abandono escolar. Segundo Madelaine Zanella, “o trabalho precoce prejudica o nosso desenvolvimento físico e intelectual. Quando uma criança faz o trabalho que deveria ser feito por um adulto, ela vira um adulto antes do tempo. É privada do direito de se desenvolver e não tem a chance de exercer sua cidadania”.

Segundo o prefeito Mauro Cenci, é inadmissível a tolerância a esse tipo de acontecimento, em qualquer lugar do mundo. “O trabalho infantil não combina com escola e desenvolvimento, com saúde, com brincadeira e alegria. Combater o trabalho infantil é garantir o direito de ser criança. É respeitar o tempo da vida”, destacou o chefe do executivo Saudadense.