Formatura do PROERD realizada esta semana em Saudade do Iguaçu

Aconteceu na noite de terça-feira, dia 12 de junho, em Saudade do Iguaçu, a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas, PROERD 2018. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 90 alunos, dos 5º Anos do Ensino Fundamental da Escola Padre Felipe, receberam seus certificados das mãos do Sargento Luis Volmar Correia, da Polícia Militar.

Conforme o Secretário de Educação, Marcelo Giacomini, o ato representa o comprometimento do Município com a formação de cidadãos de bem. “Estamos muito contentes com a formatura desses 90 alunos, meninos e meninas de Saudade do Iguaçu que estão encaminhados para o futuro promissor, longe das drogas e da violência. Agradecemos ao empenho e dedicação da Polícia Militar, na pessoa do Sargento Volmar, que estiveram orientando-os e auxiliando-os durante todo esse período”, enalteceu Marcelo.

Sargento Volmar, conhecido assim pelos alunos e equipes pedagógicas, explica que o PROERD oferece 10 eixos de ensinamentos, repassados durante 10 semanas, uma hora por semana, em cinco turmas diferentes: Introdução do Proerd (Modelo de tomar decisões e a importância de ser responsável); Informações sobre Drogas, fatos e efeitos na saúde; Tomada de decisão responsável; Base da amizade, pressão dos colegas e pressão dos meios de comunicação; Lidando com a tensão; Bases da comunicação, se comunicar de forma confiante; Comunicação não verbal e escuta ativa; Bullyng; Ajudando os outros a ser um bom cidadão; e Obtendo ajuda dos outros na construção da rede de ajuda. “Nosso maior objetivo é a prevenção às drogas e à violência, bem como aumentar a autoestima das crianças. Queremos ensiná-las habilidades para que possam conduzir suas vidas de maneira responsável”, comentou o Sargento.

Para o prefeito municipal Mauro Cenci, o PROERD demonstra a cada ano que passa o sucesso de se trabalhar com as crianças na formação de um futuro melhor para toda a sociedade. “Mais uma vez o PROERD superou nossas expectativas. É um esforço cooperativo entre polícia militar, escola e família. Em Saudade do Iguaçu foi realizado por meio de parceria entre Secretaria de Segurança Pública do Paraná, Polícia Militar, com a Administração Municipal, por meio da nossa Secretaria de Educação. Parabenizamos a todos esses meninos e meninas pelo sucesso alcançado no programa. Agora é colocar em prática o ensinamento recebido, para seguir longe das drogas e da violência em todos os sentidos”, destacou o prefeito Mauro.

Este ano, o PROERD chegou em sua nona edição em Saudade do Iguaçu, iniciado em 2010. Durante o ato da formatura, os alunos receberam certificado de conclusão, e premiações referentes aos concursos. Além disso, todos foram contemplados com o Mascote do PROERD, o leãozinho Dari.

Os alunos premiados em 2018 foram: João Batista Araújo Neto (Uma bicicleta); Emanuele Azevedo da Silva (Um violão); Emanuele de Freitas (Um aparelho de som); Eliza Biondo de Barros e João Paulo Trento Marangon (eleitos Garota e Garoto PROERD 2018, respectivamente). No sorteio entre todos os formandos, o ganhador de uma bicicleta foi Pedro Del Gasperin.