Programa de Pastagem beneficia produtores

A preocupação com o bem estar animal aliado à sustentabilidade da propriedade são princípios que norteiam os trabalhos dos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura de Saudade do Iguaçu. “Nossa equipe profissional gestiona, planeja e desenvolve diversos trabalhos à campo, em parceira com os bovinocultores de leite”, frisou o Secretário Jurandir Bitencourt. Dados da pasta indicam que os trabalhos em uma propriedade iniciam-se com a implantação e/ou recuperação de pastagens e produção de volumoso, para assim dar-se sequência nos demais trabalhos de gestão, sanidade animal, balanceamento de dietas e controle reprodutivo. De nada adianta pensar em outras ações sem antes preparar a base da produção leiteira, que é a pastagem.

Entendendo a importância da ação, o Prefeito Municipal Mauro Cenci concentra esforços no Programa de Pastagens. “Já foram atendidas várias propriedades rurais aqui de Saudade do Iguaçu, mas ainda é só o começo, visto que, devido ao grande número de propriedades à serem atendidas e a particularidade de cada uma, são dispensadas várias horas de atividades dos profissionais, tanto à campo quanto no escritório. As ações abrangem o levantamento de dados da propriedade, como número de animais em produção e total, objetivos de cada produtor, produção almejada, área disponível para a atividade, entre outras. Com esses dados em mãos, inicia-se a fase de planejamento forrageiro, dimensionamento de piquetes, que leva em consideração a escolha das melhores espécies de forrageiras a serem utilizadas e o melhor manejo para ela, ou seja, desde o melhor momento para o solte dos animais no piquete até a quantidade e tipo de adubação necessária para devolver os nutrientes ao solo, garantindo assim a sustentabilidade da atividade rural”, detalhou o prefeito Mauro.

O objetivo da administração é seguir intensificando esse tipo de trabalho nas propriedades agrícolas, valorizando e incentivando o homem do campo a permanecer no meio rural e desenvolver as suas produções.