Campanha de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças continua até o final do mês de maio

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Saudade do Iguaçu, juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, desenvolve desde o mês de abril, diversas atividades referentes ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com a Assistente Social do município, Fabiane Grigoletto, neste ano a programação foi ampliada com diversas ações, entre elas a distribuição de panfletos na Avenida, caminhada, palestras nas escolas e concurso sobre o tema para os alunos. “Todos os anos a Secretaria de Assistência Social, o CRAS juntamente com toda a rede de proteção do município, realizamos a campanha referente ao dia 18 de maio. Neste ano decidimos ampliar a programação começando um mês antes da data, onde na metade do mês de abril realizamos palestras nas escolas Padre Felipe e no Cemei Sonho Encantado sobre o tema”, detalhou Fabiane.

Segundo informações da Secretaria, neste ano Saudade do Iguaçu realiza o primeiro concurso municipal referente ao dia 18 de maio, onde os alunos da escola Padre Felipe criam um desenho e a turma do melhor trabalho é premiada; os alunos dos 4º e 5º anos elaboram uma frase sobre o tema e os melhores são premiados. Já os alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Duque de Caxias elaboram uma paródia sobre o assunto e a turma vencedora tem direito à uma entrada no cinema; Os alunos do ensino médio terão que elaborar uma peça teatral, onde a melhor apresentação também será premiada. “Os professores terão até o dia 30 de maio para trabalhar os temas em sala de aula com os alunos e depois, no início de junho uma comissão vai fazer a avaliação e até o dia 08 de junho estaremos anunciando os ganhadores”, disse Fabiane.

Durante a campanha, segundo a Administração Municipal Saudadense, foi elaborado a “Caixinha da Denúncia”, a qual tem por finalidade receber denúncias de possíveis casos de abuso contra crianças e adolescentes que estejam ocorrendo. “A caixinha da denúncia faz parte do trabalho, onde foi conversado nas Escolas com as crianças sobre a importância de denunciar os crimes, para que nós possamos ajuda-los a superar e acabar com as situações de violência. Essa caixinha fica na escola, onde os alunos que estiverem vivenciando alguma situação de violência, ou que conheçam alguma criança que esteja sofrendo algum tipo de violência, poderão fazer uma cartinha anônima e colocar na caixinha, onde no final do mês a equipe da Assistência, juntamente com o Conselho Tutelar, vai recolher a urna e os possíveis casos oriundos de alguma denúncia serão investigados”, orientou o prefeito municipal de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci.