Saudade do Iguaçu conquista três títulos e encerra participação do handebol nos JEPS

O handebol encerrou a participação na fase regional dos 65º Jogos Abertos do Paraná com a conquista de mais dois títulos para os donos da casa, Saudade do Iguaçu. Aliás, as duas vitórias das equipes feminina e masculina A na tarde e noite da última segunda-feira caíram como presente de aniversário para o técnico Douglas Bonfante, que completou 31 anos no mesmo dia. Os atletas surpreenderam o professor com o tradicional “Parabéns a você” e um bolo especial, que foi dividido, inclusive, com alguns torcedores que acompanharam a vitória das duas equipes.

“É uma conquista muito importante para Saudade do Iguaçu. Queremos parabenizar a todos os atletas e professores, das categorias masculino e feminino, pela brilhante apresentação. Isso demonstra o nosso comprometimento com o Handebol, assim como todas as modalidades esportivas. Esporte é qualidade de vida, e sempre contará com nosso apoio”, disse o prefeito Mauro Cenci.

Saudade do Iguaçu já havia conquistado o título no handebol FB com um jogo de antecedência. Nesta segunda-feira, três títulos estavam em disputa pelos anfitriões. Os primeiros a entrarem em quadra foram os atletas do MB, que precisavam vencer a equipe de São João para conquistar o título e a vaga para a macrorregional. Mas não deu. O CE Tancredo Neves foi melhor em quadra e, apesar do placar apertado, venceu a partida por 19 X 17, superando a equipe do CE Duque de Caxias, que ficou com o segundo lugar.

No feminino A, as meninas confirmaram o favoritismo ao superar as atletas do CE João XXIII, de Clevelândia, pelo placar de 27 X 9. A rivalidade entre as duas equipes tem se tornado comum nas competições dos JEPS. No ano passado, Saudade do Iguaçu foi campeã e Clevelândia ficou com a segunda posição. Neste ano, Saudade do Iguaçu, que em 2016 foi campeã estadual dos JEPS, mais uma vez fica com o título regional e segue para a macro. A segunda colocação ficou com o CE Tancredo Neves, de São João, que venceu o IFPR, de Palmas pelo placar de 22 X 9. Clevelândia ficou em terceiro lugar.

No masculino A, uma partida inusitada encerrou a participação do handebol na fase regional. Todas as partidas foram disputadas em Saudade do Iguaçu. A equipe masculina categoria A da casa, no último jogo, enfrentou o CE José Armim Matte, de Chopinzinho. A equipe foi montada há pouco tempo para participar da fase regional dos JEPS, uma vez que o futsal é o “carro-chefe” do município.

Mesmo assim, os jogadores não se intimidaram e lutaram até o último minuto para tentar marcar gols no time da casa. Saudade do Iguaçu venceu pelo placar de 39 X 3 e, ao final do jogo, os atletas da equipe adversária parabenizaram os campeões, fizeram fotos e selfies com eles e consideraram a disputa como uma oportunidade de aprendizado. “Viemos aqui para participar de uma competição esportiva. E isso nos alegra, por aprendermos a praticar um esporte tão comum e popular quanto é o handebol em Saudade do Iguaçu”, comentou a professora Erenilda Silvério, técnica da equipe.

As competições continuam na fase regional dos JEPS, em Sulina e Saudade do Iguaçu, com as disputas do atletismo, xadrez, vôlei, basquete e futsal. Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo e Secretaria de Educação, com apoio dos municípios de Sulina e Saudade do Iguaçu.