Administração realiza programa Saudade do Iguaçu Livre do Tabaco

A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve o programa “Saudade do Iguaçu livre do Tabaco”. Segundo a secretária Franceli Del Gasperin, são muitos os males que o cigarro causa, por isso é muito importante que a população se conscientize sobre as principais doenças que pode causar: Hipertensão arterial, infarto do miocárdio, bronquite crônica, dor no peito, enfisema pulmonar, câncer em vários órgãos como pulmão, boca, laringe, esôfago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. “Além disso, aumenta o risco de diabetes, osteoporose, (AVC), problemas cardiovasculares, aborto, catarata, tuberculose, sinusite, entre algumas outras doenças”, alertou a secretária.

A nicotina é considerada uma droga psicoativa que causa dependência. Ela age no sistema nervoso central como a cocaína, por isso, o tabaco é classificado como doença.

A administração de Saudade do Iguaçu, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde organiza para o dia 30 de maio uma reunião com os tabagistas do município, que tenham a intenção de parar de fumar, para dar início ao programa. Nesta reunião, os profissionais de saúde da equipe organizadora irão tratar sobre estratégias para cessar o uso do cigarro. Para participar do programa basta realizar a inscrição até o dia 28 de Maio na secretaria municipal de saúde ou com o agente de saúde do seu bairro.

“De acordo com o Ministério da Saúde, o cigarro causa três diferentes tipos de dependências: Física, em que o organismo do fumante se acostuma a receber certa dose de nicotina e, quando ele deixa de fumar, o corpo sente falta e precisa se adaptar à ausência dessa substância; Psicológica ou Emocional, em que o cigarro serve, muitas vezes, como uma bengala, um amortecedor para as emoções, sejam elas desagradáveis ou não; e de Comportamento ou Hábito, quando o fumante estabelece uma rotina no uso do cigarro, associando o ato de fumar com algumas atividades e hábitos, como fumar e tomar um cafezinho, fumar logo após as refeições, entre outros.” Afirmaram os profissionais coordenadores do programa.

Para o prefeito Mauro Cenci, a Saúde da população está em primeiro lugar. “Queremos cuidar da nossa gente. A dependência do cigarro é extremamente prejudicial à saúde. Por esta razão, queremos, juntamente com nossos profissionais, alertar para uso do tabaco. É difícil deixar de fumar, mas é essencial para melhorarmos a qualidade de vida e prolongarmos a nossa existência, com responsabilidade e conforto”, destacou o prefeito Saudadense.

A reunião será realizada no dia 30 de maio de 2018, a partir das 16: 00 horas no auditório do centro de saúde.