15 de Agosto de 2018
Secretaría de Saúde inicia Semana do Uso Racional de Medicamentos
03 de Maio de 2018

Lembrado em todo o país neste sábado, dia 05 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp, o uso de medicamentos é a principal causa de intoxicação entre crianças e idosos. O armazenamento inadequado dos medicamentos pode diminuir sua qualidade e eficácia.

Pensando nisso, a Administração de Saudade do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a “Semana do Uso Racional de Medicamentos”, colocando banners educacionais pelo Centro de Saúde, com informações referentes aos remédios e ao seu uso sem prescrição médica, a fim de conscientizar a população do uso dos mesmos. “Além disso, devemos tomar muito cuidado com as crianças. Por meio de sua cor ou embalagem, os medicamentos levam a criança a brincar ou até mesmo a ingeri-los, causando intoxicação ou até levando a óbito”, alertou a Secretária de Saúde, Franceli Del Gasperin.

Dados da Farmacêutica da Secretaria de Saúde Saudadense que esta a frente do projeto, Paula Faveri, indicam que, no trato gastrointestinal, os anti-inflamatórios em excesso podem causar um aumento de ácido na mucosa gástrica, levando a dano tecidual, podendo evoluir para úlceras e sangramentos; e Pode ocorrer insuficiência renal aguda ou crônica, variando conforme o tempo de utilização. Segundo o estudo da Unicamp, antiinflamatórios como diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, e outros estão associados ao aumento do risco de parada cardíaca. Já o omeprazol dobra em 2,4 vezes as chances de desenvolver câncer de estômago. Das intoxicações com paracetamol verificadas, notou-se que em 63% dos casos, os pacientes o utilizaram sem prescrição médica.

Conforme o prefeito municipal Mauro Cenci, todo o cuidado é pouco para as questões relacionadas à saúde. “Devemos nos preocupar com o uso racional dos medicamentos. Não é brincadeira. Os mesmos remédios que nos auxiliam em doenças e enfermidades podem nos prejudicar se não utilizados de forma consciente e sob prescrição de um profissional responsável. Queremos que a nossa população de Saudade do Iguaçu entenda e se conscientize sobre esse assunto”, frisou Mauro Cenci.