Agricultura executa programa Manejo de Efluentes Bovinos

Criado pela administração municipal de Saudade do Iguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura em 2017, o programa “Manejo de Efluentes Bovinos rumo à uma Agricultura Familiar Sustentável” tem o objetivo de subsidiar 50% do custo da geomembrana utilizada para construção das esterqueiras que captem dejetos oriundos da produção leiteira. “Este programa teve uma aceitação muito grande pela nossa população. Foi realizada uma tarde de campo para divulgar o programa e registrar os agricultores interessados. Nossa administração adquiriu três distribuidores de esterco liquido e três homogeneizadores de esterco, que foram distribuídos para as Associações de Agricultores”, disse o Secretário de Agricultura, Jurandir Bitencourt.

Dados da Secretaria revelam que, no total, foram feitas 17 esterqueiras. Além disso, serão captados 2 milhões e 700 mil litros de dejetos bovinos a cada 90 dias. Para a construção foram utilizadas 4.973,25 m2 de geomembrana. O valor do investimento foi de R$73.604.00 (Setenta e três mil, seiscentos e quatro reais), sendo que a administração repassou 50% deste valor.

“Este projeto foi um marco no desenvolvimento do nosso município. Passamos de poluidores para preservadores. Aumentamos a sustentabilidade na produção. Estes 2 milhões e 700 mil litros de dejetos que serão captados deixarão de ser lançados nos rios e riachos, sendo utilizados nas pastagens e lavoura, colaborando com o meio ambiente”, destacou o prefeito Mauro.