Agricultores Familiares de Saudade do Iguaçu iniciam curso de Olho na Qualidade KAISEN

A Prefeitura de Saudade do Iguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, Emater e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão realizando o Curso “Kaizen - 5S” conhecido também como “de Olho na Qualidade”. A capacitação foi iniciada nesta terça-feira, dia 10, com 16 famílias de agricultores do município.

O curso, segundo representantes do SENAR, tem como objetivo a implantação do sistema Kaizen, baseado na experiência japonesa, que consiste na melhoria contínua dos processos, seja ele pessoal, familiar, social ou profissional. A metodologia é baseada em cinco pilares principais, utilização, de ordenação, de limpeza, de padronização e de disciplina.

O processo desse curso que acontece em dias específicos, alternando visitas técnicas às propriedades e aulas teóricas, vai ter a duração de aproximadamente quatro meses. Em sua fala, Adriane XXXX, extencionista da Emater, destacou que na organização deste curso foi fundamental a parceria da Emater com a prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu e as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, mas principalmente a importante participação das famílias envolvidas. “Como muitas são famílias de agricultores que vendem produtos diretos ao cliente, para a merenda escolar ou envolvidas com turismo em nossa cidade, esse curso vai ser de fundamental importância na melhoria da qualidade dos produtos e na qualidade de vida dessas famílias, que podem vim a servir de referência”, detalhou.

O Prefeito Mauro Cenci incentiva a capacitação. “Queremos cada vez mais que os nossos agricultores possam se aprimorar na qualidade dos alimentos que a população consome. A qualificação sempre é importante, para despertar alternativas ao homem do campo, melhorar os produtos consumidos pelas crianças, pelo agricultor, pelo empresário de Saudade do Iguaçu. Essa parceria com o SENAR irá possibilitar isso”, frisou o prefeito.