Ecoexpresso da Sanepar visitou Saudade do Iguaçu

Esteve nesta semana em Saudade do Iguaçu o Ônibus do Projeto "Ecoexpresso Sanepar do Rio ao Rio", para visitação de alunos e comunidade escolar da rede municipal e estadual de ensino. O Ecoexpresso, é um instrumento do Programa de Educação Ambiental da Sanepar e entre seus principais objetivos estão os de socializar e difundir informações do Saneamento Ambiental a partir de seus 4 eixos: Água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. “O ônibus EcoExpresso faz parte do projeto da Sanepar ‘Proteção do rio ao rio’ e esteve equipado com a estrutura de maquetes, painéis e recursos audiovisuais abordando as práticas da Sanepar e a preservação da água. Na visita, os alunos puderam acompanhar o caminho que a água percorre até chegar às suas casas”, comentou a assistente social – educação socioambiental da Sanepar, Marilucia Cyrino Rodrigues.

O público alvo foi alunos a partir do 4º e 5º ano da Rede Municipal e alguns alunos do Colégio Estadual Duque de Caxias. De acordo com informações da Secretaria de Educação de Saudade do Iguaçu, a maquete iniciou com as nascentes, passou pela formação de rios e barragens de captação de água, pela estação de tratamento, reservatórios e redes de distribuição até chegar às residências. Depois de utilizada no domicilio, a água consumida produz o esgoto doméstico que sairá da residência para o tratamento nas estações de tratamento de esgoto. “Nessa parte, destaca-se a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria de águas pluviais. Quando o esgoto chega a estação de tratamento, observa-se as fases deste processo, as interferências na bacia hidrográfica que recebe o efluente, esgoto já tratado.  A maquete apresenta ainda um protótipo de casa com a ligação correta na rede coletora de esgoto, as conexões adequadas, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI).  Em locais não servidos por rede coletora, também foi abordado sobre fossa séptica”, esclareceu Marilucia.

O secretário de Educação, Marcelo Giacomini, acompanhou algumas visitações dos alunos. “Estivemos recebendo em nossa cidade os representantes da Sanepar, que puderam orientar e educar nossos alunos sobre o destino e a importância da água tratada. A Sanepar também explicou como o lodo, proveniente do processo de tratamento de esgoto, pode ser utilizado na agricultura e como a empresa faz o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos”, detalhou Marcelo.

Para o prefeito Mauro Cenci, momentos como esse são oportunidades para demonstrar a importância da água. “No caminho da água, apresentado pela Sanepar, ressaltou-se o uso consciente deste bem tão essencial a vida, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente de outros recursos naturais. Sem água não há vida e queremos que essa conscientização esteja presente nos lares da nossa população diariamente”, enalteceu o prefeito.

Foram feitas visitações durante um dia letivo, 25 alunos por período, que durou cerca de 30 minutos cada. O atendimento foi realizado por dois monitores treinados pela Sanepar.