Começaram as aulas do Tempo Integral

Começaram nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, o ano letivo do Ensino em Tempo Integral em Saudade do Iguaçu. De acordo com o Secretário, Marcelo Giacomini, a Escola Municipal Padre Felipe aguarda este ano aproximadamente 160 crianças, matriculadas nos 4º e 5º anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Aguardamos com muita energia os nossos pequenos. Aqui na Escola eles permanecem no almoço e retornam para suas residências as 17 horas.  As crianças terão oportunidade de frequentar oficinas de Flauta doce, Violão, Clavieta, Cavaco, Taekwondo, Musicalização, Balé, Arte circense, Handebol, Artesanato, Experimentação, Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Decoupagem, Pintura em tela, Canto e coral, Percussão e Recreação”, comentou Marcelo.

“Acreditamos que a formação integral dos alunos é de extrema importância para o seu desenvolvimento e, posteriormente, do adolescente, pois trabalha as relações humanas de forma mais ampla, indo além dos aspectos da racionalidade ou cognição, dando relevância às artes em geral, ao desenvolvimento de dimensões afetivas, aos valores e ao bem-estar do indivíduo”, destacou o prefeito municipal Mauro Cenci.

Dados da Educação Saudadense revelam que o trabalho de formação integral do aluno conta também com a participação ativa dos pais para promover o desenvolvimento da consciência de valores éticos e morais, a partir de uma perspectiva sobre as situações do cotidiano, permitindo que o estudante reconheça seus direitos e deveres dentro da sociedade na qual está inserido. Com base nessa concepção, é papel da escola oferecer atividades diversificadas aos seus alunos, que os levem a conhecerem seus pontos fortes e pontos a melhorar. “Ao trabalhar com as múltiplas inteligências, a escola está formando um aluno-cidadão capaz de fazer suas próprias escolhas no futuro, com autonomia e autoconhecimento”, frisou Marcelo Giacomini.