Obesidade Infantil é tema de sala de aula

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com as escolas da rede municipal desenvolveram uma campanha relacionada à Obesidade Infantil, a qual teve início com uma reunião de pais, no dia 19 de setembro, onde foram abordados diversos assuntos para melhorar a alimentação e a qualidade de vida de seus filhos. A campanha teve parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com a contribuição do Pediatra Dr. Marcelo Scabeni e da Dentista Drª. Micheli Beletatto Verdi, além do Sargento Luiz Volmar Correia, Secretário de Educação Thiago Quevedo e da Nutricionista Graziela Alborgheti.

Na ocasião a nutricionista informou o resultado da Avaliação Nutricional realizada no 1º semestre deste ano, onde todas as crianças foram pesadas e medidas pelos professores de Educação Física. A porcentagem de crianças que estão acima do peso no CMEI Sonho Encantado é 32%, já na Escola Municipal Padre Felipe 35% e no CMEI Pequeno Anjo (creche) 37%. “Estamos com alto índice de sobrepeso e obesidade, ultrapassando a média nacional que é de 30%”. Estes dados são bem preocupantes pois é de conhecimento geral que o excesso de peso não vem sozinho e trás consigo doenças como colesterol, triglicerídeos, hipertensão arterial entre outras. Estamos desenvolvendo várias ações para tentar revertermos estes índices.” Informou a nutricionista Graziela Alborgheti.

Para o Prefeito Mauro Cenci, a importância de se prevenir a obesidade infantil faz-se necessária diante dos números encontrados no município. “Em conversa com o Secretário de Educação Thiago Quevedo, achamos de suma importância trabalhar a questão da obesidade infantil, inclusive com as próprias crianças, que receberam orientações e participaram de ações voltadas ao tema. Não basta apenas oferecer um lanche saudável e de qualidade, se a alimentação como um todo não é equilibrada, daí a importância de se conversar com os pais e alunos sobre o tema.” Destacou o prefeito Mauro.

Segundo o Secretário de Educação Thiago Henrique Quevedo, as ações tiveram um bom resultado quanto ao entendimento dos pequenos. “Percebemos um esclarecimento e conscientização por parte de nossas crianças, acreditamos que incentivando este tema também em sala de aula o retorno será ainda maior”, disse o Secretário.

No decorrer da campanha os alunos receberam diversos passos referentes a educação alimentar. Na semana do dia 16 a 20 de outubro as atividades foram intensificadas através dos trabalhos em sala de aula realizados pelos professores e no dia 20 realizou-se uma caminhada de conscientização. A campanha se estenderá por mais algumas semanas, onde as crianças continuarão recebendo informações para melhorar sua alimentação e consequentemente a qualidade de vida.