Hidroterapia gratuita é realidade em Saudade do Iguaçu

O contato com a água provoca alterações fisiológicas em nosso organismo. A água quando está quente, promove a vasodilatação aumentando a irrigação sanguínea da pele e dos músculos. Além disso, ela hidrata as mucosas, favorecendo o alívio da congestão nasal e de distúrbios respiratórios. Já a água fria, provoca o efeito contrário, o de vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo – o que pode ajudar na prevenção de inchaços, por exemplo.

A hidroterapia é também conhecida como fisioterapia aquática e consiste em exercícios terapêuticos realizados dentro da água. Esta técnica se distingue da hidroginástica, por ter como principal objetivo a reabilitação física e motora de pacientes lesionados. Quando o corpo está imerso na água, ocorre a resistência do meio aos movimentos e a redução do peso corporal, fazendo com que o impacto dos exercícios sobre as articulações seja menor.

A população Saudadense agora tem mais esta especialidade a disposição. As sessões de Hidroterapia acontecem nas terças e quintas feiras no Centro de Saúde, no período vespertino em sessões de aproximadamente 45 minutos por grupos de pacientes, e são aplicadas pela fisioterapeuta Aline M. L. Sangaletti.

Para o Prefeito Mauro Cenci, o início das sessões de hidroterapia vem acrescentar para um atendimento de saúde pública de qualidade. “Esperávamos ansiosos pelo início de mais esta especialidade que hoje pode ser ofertada aos Saudadenses. Para nós, esta é uma conquista em que podemos tratar nossos pacientes com todo carinho, profissionalismo e dedicação que eles merecem. O local onde as sessões são feitas ficou adequado e de fácil acesso, e sabemos que será de grande utilidade aos que precisam se valer deste tipo de terapia.” Destacou o prefeito municipal.

De acordo com a Secretaria de Saúde Franceli Del Gasperin, os pacientes que pretendem utilizar a hidroterapia, deverão marcar uma avaliação com a própria fisioterapeuta da unidade de Saúde. Franceli destacou ainda, que o atendimento à mais esta especialidade vem complementar um plano de novos tratamentos que estão sendo oferecidos a população. “Recentemente iniciamos os atendimentos oftalmológicos em nosso município, agora demos mais um passo que é oferecer a hidroterapia gratuitamente. Sabemos da necessidade de alguns pacientes por esta especialidade, e buscamos identificar a cada dia a demanda da unidade de saúde, visando oferecer aos Saudadenses qualidade de vida com saúde de qualidade.” Observou a secretaria.