Início

Administração Municipal adquire equipamento para teste de esforço

                    A população Saudadense conta com mais um benefício na área médica de cardiologia. A Administração Municipal adquiriu um moderno equipamento para realização de teste de esforço, num investimento no valor de 55 mil reais.

                  O prefeito Mauro Cenci lembrou que o equipamento vai facilitar a vida de muitas pessoas que a partir de agora poderão fazer o exame no próprio município. “Nós tínhamos uma dificuldade muito grande no atendimento da área de cardiologia em Saudade do Iguaçu, onde desde o início do ano conseguimos contratar um médico especialista que atende 16 consultas semanais no município. Porém, mesmo com a viabilização de um profissional para atender os pacientes aqui em Saudade do Iguaçu, percebemos que as pessoas ainda tinham que se deslocar a outras cidades para fazer exames. Pensando em resolver o problema, adquirimos os equipamentos necessários para a realização do teste de esforço, num investimento na ordem de 55 mil reais, o qual já está em funcionamento realizando 15 testes de esforço na área de cardiologia por semana no Posto de Saúde do município, e o melhor de tudo é que não tem custo nenhum para os pacientes. Com a aquisição deste equipamento, os nossos pacientes não precisarão se deslocar para outras cidades para fazer o exame, o que vai facilitar a vida de muita gente”, disse Mauro.

                O teste ergométrico, também chamado de teste de esforço, é um exame médico utilizado para avaliação cardiológica dos pacientes. Basicamente o exame consiste em fazer o paciente caminhar (e em alguns casos até mesmo correr) em uma esteira de ergometria, conectado a uma série de monitores, os quais fornecerão dados ao médico realizador do exame. A secretaria de Saúde Franceli Del Gasperin, destacou que “O teste é um exame não invasivo e o médico poderá avaliar a resposta da pressão arterial, da frequência cardíaca, eletrocardiograma e sintomas clínicos do paciente durante o esforço e recuperação. Poderá ser realizado algumas vezes para investigar algum sintoma ou alteração de algum outro exame e em outras vezes de forma preventiva.” Disse ela. A partir do teste, poderá ainda, ser verificada a presença de arritmias e sinais de coronariopatia (se há sinal de obstrução nas artérias do coração).

                Para realização do teste são necessários alguns pré-requisitos:

1) o paciente deve ser avaliado antes por um cardiologista ou médico clínico, o qual indicará a realização do exame se for o caso (já que nem todo paciente pode ou tem indicação de realizar o exame);

2) capacidade do paciente em caminhar na esteira (alguns não conseguem por problemas ortopédicos, por medo ou tonturas por exemplo);

 3) equipamento adequado para o exame. 

                  Com o novo equipamento, a Secretaria Municipal de Saúde de Saudade do Iguaçu, acredita que conseguirá colocar em dia todos os exames da área de cardiologia dentro de um prazo máximo de 60 dias.

Desenvolvido por
PB Agência Web