Início

Município aposta em preservação do meio ambiente com coleta de lixo seletiva

                A reciclagem diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo, reduzindo assim, o impacto sobre o meio ambiente. Pensando nisso, a partir do dia 1º de setembro, a coleta de lixo na área urbana do município será seletiva.

                  O objetivo desta ação, é facilitar e agilizar o processo de separação manual feita pelos trabalhadores do aterro sanitário municipal, além de aumentar a quantidade de resíduos recicláveis recuperados. Atualmente, chegam no aterro muitos materiais considerados recicláveis misturados com resíduos úmidos, impossibilitando a destinação final correta destes materiais, o que por sua vez, acarreta no descarte feito na “vala” (foto), de materiais que poderiam ser reciclados.  

                  A partir da data em questão, 1º de setembro, todo o lixo deverá estar separado em seco e úmido. O lixo seco é aquele que pode ser reciclado, como o papel, pacotes e embalagens plásticas, vidros e metais como latas de alumínio. O lixo úmido, é aquele que não pode ser reciclado e vai para a “vala”, que são os restos de comida, fraldas descartáveis, lixo de banheiro e guardanapos. Nas residências onde não ocorrer a separação, o lixo não será coletado.

                   De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Leonildo Daló, a coleta de resíduos nas comunidades do interior será agendada, sendo coletado apenas o lixo seco. “A primeira coleta ocorreu no dia 22 de agosto nas comunidades Pães, Biguá, Creolin, Santa Rosa, Alto Santa Rosa e nos assentamentos. Já no dia 29, a coleta acontecerá nas Comunidades Tateto, Pereira, Queixinho, Vista Alegre, Pintado, Baggio, Giachini e Sabiá. O caminhão passará somente nas linhas de ônibus, e o lixo deve ser depositado 1 dia antes da coleta para evitar que não seja coletado caso o caminhão já tenha passado no local. A coleta vai acontecer uma vez ao mês, sendo que a data e o roteiro serão sempre divulgados no rádio.” Disse Daló. Que finalizou destacando que, containers para lixo seco, também estão sendo disponibilizados nos pavilhões das comunidades, destinados a atender a demanda dos pavilhões e igrejas.

 

CURIOSIDADES:

- A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.

- Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.

- Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.

- Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.

- Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.

- O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.

- Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.

- Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.

- O vidro pode ser infinitamente reciclado.

(Fonte: Ministério do Meio Ambiente).

Desenvolvido por
PB Agência Web