Crianças visitam o Aterro Sanitário Municipal

A separação do lixo aliada ao bom senso e a responsabilidade na adoção de boas práticas ambientais, culmina na possibilidade de reutilizar, reciclar, agregar valor ao material reciclado, aumentar o tempo de vida dos aterros sanitários e diminuir o impacto ambiental quanto à disposição final dos rejeitos.

Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. E é desde cedo que se aprende a cuidar do mundo em que vivemos com pequenas atitudes, como por exemplo separando o lixo de casa. De olho no futuro do planeta, os alunos dos quartos e quintos anos da Escola Municipal Padre Felipe, estão participando do Projeto “Cidadania”, que vem sendo desenvolvido no Ensino Integral. Em uma das atividades propostas, os pequenos visitaram o Aterro sanitário municipal, onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústria e construções, percorrendo assim, o caminho do lixo e sabendo para onde ele vai quando sai de nossas casas.

Na ocasião, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Leonildo José Daló, acompanhado pela Engenheira Ambiental Bruna Dich, explicaram as crianças que grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis, que são separados e devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

O prefeito Mauro Cenci destacou a importância de iniciativas como a que está sendo feita no projeto “Cidadania”. “É muito importante que nossas crianças conheçam o ambiente em que vivemos e entendam desde pequenas as “regras” que precisamos seguir, como na separação do lixo, por exemplo. Com a visita ao aterro sanitário, puderam entender o ciclo do lixo, o que os incentivará a separar em casa o lixo não reciclável do reciclável. Materiais que são considerados reaproveitáveis, como plásticos, vidro e metais, são reintegrados no ciclo industrial. Já os resíduos que não são orgânicos, nem recicláveis – os chamados rejeitos – são encaminhados para destinação final adequada. De posse destas informações, as mudanças que tanto esperamos podem começar a acontecer através de nossas crianças.” Disse o Prefeito Mauro Cenci.

Na visita, as crianças tiveram ainda, a oportunidade de entender como ocorre o processo do chorume, substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) e o processo de tratamento do chorume, que é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, esta substância pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos.

Educar é a melhor maneira de prevenir!